Home Destaques Chevrolet lança jogo no Whatsapp para alertar sobre perigos de dirigir e digitar ao mesmo tempo

Chevrolet lança jogo no Whatsapp para alertar sobre perigos de dirigir e digitar ao mesmo tempo

Comentários desativados em Chevrolet lança jogo no Whatsapp para alertar sobre perigos de dirigir e digitar ao mesmo tempo

Zap Racing funciona por meio de chatbot pioneiro na plataforma de mensagens mais popular do Brasil

Dirigir e digitar no telefone celular são duas coisas que não combinam: como sabemos, é preciso ter o máximo de atenção ao dirigir para evitar acidentes. Com o intuito de dar ainda mais luz ao tema da segurança no trânsito, a Chevrolet criou uma ação pioneira que ajuda a educar os condutores de maneira divertida.

Intitulada Zap Racing, a iniciativa traz um game criado de forma inédita dentro do WhatsApp, que simula uma corrida de carros. Para jogar, o público usa emojis para desviar de obstáculos como buracos, pedestres e veículos, até chegar à segunda e última fase. O nível de dificuldade aumenta da primeira para a segunda etapa e, ao final, quando o jogador pensa que vai “zerar” o game, ele acaba colidindo inevitavelmente, recebendo a mensagem de digitar enquanto estiver dirigindo nunca dá certo no final.

“Queríamos passar esse recado de maneira orgânica e lúdica, o que facilita a absorção do conteúdo. O objetivo é que a pessoa sempre perca o jogo, independentemente da sua habilidade, para mostrarmos de forma interativa a importância de manter a atenção na condução, e nunca no celular, enquanto dirige”, destaca Federico Wassermann, Gerente de Marketing da GM América do Sul.

O game é acessado graças a um chatbot no WhatsApp, desenvolvido especialmente para a ação. Ao receber a mensagem de contato, o usuário manda um “olá” e, em seguida, recebe as primeiras instruções para já começar a jogar. Ao passo que a conversa acontece, o jogo vai se desenvolvendo em uma grade de 9 colunas por 12 linhas, que são preenchidas com obstáculos.

O carrinho pode ser trocado de coluna a partir do envio de comandos pelo chat; a seguir, o servidor responde com um feedback visual da posição atualizada. Quando consegue desviar de todos os obstáculos, o jogador avança uma fase. No último nível, ele sempre vai colidir e perder o jogo. Neste momento, uma mensagem de conscientização é exibida e o jogo se encerra.

A comunicação do do Zap Racing ao público será feita por meio de conteúdo especial para Instagram Stories e Twitter, juntamente com outras dicas importantes sobre os perigos de usar o smartphone enquanto se está dirigindo. Além disso, o contato do chatbot pode ser compartilhado com os amigos no Whatsapp, para que eles também possam jogar.

A criação, planejamento e desenvolvimento tecnológico do game é da Commonwealth//WMcCann — divisão da WMcCann para atendimento exclusivo à Chevrolet, em parceria com a empresa de tecnologia criativa Code and Soul e a empresa de telecomunicações Infobip. Já a estratégia digital é assinada pela Isobar, e o suporte tecnológico oferecido pelas agências MRM Detroit e MRM Brasil.

Artigos Relacionados
Leia mais em Destaques
Comentários estão fechados

Veja também

Publicidade