Home Dicas e Serviços Condições do kit de reparo interferem na vida útil da junta homocinética

Condições do kit de reparo interferem na vida útil da junta homocinética

Comentários desativados em Condições do kit de reparo interferem na vida útil da junta homocinética

Composto por coifa, abraçadeiras e graxa de bissulfeto de molibdênio, deve estar em boas condições para proteger as juntas homocinéticas, tulipas e tripeças

Localizadas nas pontas dos semieixos, as juntas homocinéticas são as peças que transmitem a potência gerada pelo motor para as rodas. Exercem importante função e, por isso, requerem especial atenção na hora da manutenção. Um dos componentes que devem ser observados é o kit de reparo da junta homocinética, composto por coifa, abraçadeiras e graxa de bissulfeto de molibdênio. “Ao fazer a manutenção é fundamental analisar as condições do kit de reparo da junta homocinética, porque é ele que protege os demais componentes de desgaste e garante a sua durabilidade”, alerta Jeferson Credidio, gerente de engenharia e qualidade da Nakata.

O kit pode ser comprometido, pois está sujeito a vários tipos de danos, como deterioração por tempo de uso, exposição a produtos químicos, falhas nas abraçadeiras e rupturas das coifas por atrito com outros materiais. Segundo Credidio, o kit deve ser substituído ao constatar qualquer avaria para que a segurança do veículo não seja comprometida.

A recomendação é ficar atento a sinais de vazamento de graxa. “Veículos com problemas nestes componentes, geralmente, apresentam perda de graxa que podem inclusive danificar outros componentes da suspensão alem da própria junta”, comenta.

Esta e outras dicas de manutenção podem ser conferidas no blog da Nakata (https://blog.nakata.com.br/kit-reparo-junta-homocinetica/).

Artigos Relacionados
Leia mais em Dicas e Serviços
Comentários estão fechados

Veja também

Publicidade