Home Notícias Confira dicas para economizar ou minimizar os desgastes do uso no carro

Confira dicas para economizar ou minimizar os desgastes do uso no carro

Comentários desativados em Confira dicas para economizar ou minimizar os desgastes do uso no carro
Muitos motoristas pensam, analisam e até pesquisam diversas maneiras de economizar ou evitar prejuízos com o carro. No entanto, esse assunto ainda gera algum debate, uma vez que direção segura, manutenção em dia e atenção no trânsito ajudam a preservar e prolongar a vida útil de alguns componentes importantes do veículo.
 
Segundo Gerson Burin, coordenador técnico do CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária da MAPFRE) essas atitudes podem atingir e gerar economia em itens básicos como nos freios, na embreagem, na suspensão e até relacionado ao consumo de combustível.
 
Essas práticas, que podem e devem ser aplicadas no dia a dia, ajudam o motorista a poupar dinheiro com manutenções e reparos fora de época. “Um exemplo fácil de economia é o uso da força do motor para frear o carro, ou seja, diminuir as marchas com o carro em movimento e tirar o pé da embreagem enquanto freia o veículo. Dessa forma, ele consegue economizar não só as pastilhas de freio, mas também o combustível”, comenta o especialista.
 
Outra prática muito comum, prejudicial e recorrente entre os condutores é o costume de dirigir por muito tempo no ponto morto ou na popularmente conhecida ‘banguela’. Esse vício pode afetar o sistema de frenagem do veículo ao descer a serra sem estar engatado, por exemplo. Nestes casos os freios são acionados com mais frequência e por consequência esquentam, sem ter o tempo suficiente para esfriar e, com isso, perdem eficiência.
 
Por fim, a última dica do especialista vai para os motoristas de ‘pés pesados’. “É indicado que os condutores evitem realizar acelerações e freadas muito bruscas. Esta ação gera mais consumo de combustível, desgaste dos freios, dos amortecedores e até mesmo dos pneus. Por isso, é indicado que o condutor acelere e freie de maneira mais suave para que todos os itens citados tenham maior durabilidade”, finaliza Burin.
Fonte: CESVI BRASIL
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Marcopolo tem novo modelo direcionado ao fretamento

Veículo oferece desempenho operacional focado no fortalecimento do setor de fretamento Com…