• Instagram
  • Facebook
  • Youtube
NOTÍCIAS
Postado no dia 17 set. 2015

Ford pesquisa novos combustíveis alternativos com os benefícios ambientais de um carro elétrico

Ford pesquisa novos combustíveis alternativos com os benefícios ambientais de um carro elétrico
A Ford anunciou o desenvolvimento de uma pesquisa de combustíveis alternativos limpos com benefícios ambientais similares aos de um carro elétrico. Esse projeto visa testar o uso do éter para mover veículos com a mesma potência e desempenho dos modernos motores à combustão, com emissões quase zero. O infográfico anexo explica em detalhes as fontes dos combustíveis e as vantagens de sua aplicação.
O governo alemão é parceiro financeiro do projeto de três anos. Os combustíveis testados são o éter dimetílico, comumente usado como gás propelente não tóxico em aerossóis, e éter oximetileno, um líquido geralmente utilizado como um solvente na indústria química.
Eles são gerados por biogás e gás natural e podem também ser obtidos por um processo sofisticado chamado “power-to-liquid” que usa fontes renováveis, como energia solar ou eólica, junto com o CO2 obtido a partir do ar. Um protótipo do Ford Mondeo está sendo utilizado nos testes. Os novos combustíveis têm o potencial de gerar emissões de partículas extremamente baixas e maior eficiência energética.

Tecnologia promissora
Essa tecnologia promissora está sendo investigada em um projeto paralelo em conjunto com a Universidade de Aachen, na Alemanha, pesquisando a viabilidade de diferentes métodos de geração do éter dimelítico, visando à eficiência de conversão, os preços estimados de combustível e os aspectos de infraestrutura.
“O CO2 produzido por um carro movido com éter a partir de fontes renováveis pode ser comparado à quantidade gerada por um corredor de maratona cobrindo a mesma distância – mas com desempenho semelhante a um veículo a diesel”, diz Werner Willems, especialista de sistemas de combustão da Ford Europa. “Este é um projeto que pode ajudar a criar veículos com uma redução significativa nas emissões de dióxido de carbono e de partículas, com custos acessíveis no mercado.”
Partículas quase zero
Os éteres quase não produzem partículas e têm características em comum com o diesel. Isso permitiria a conversão de motores diesel para o seu uso, com desempenho comparável. Estima-se que o éter dimetílico obtido de fontes renováveis poderia oferecer um ecobalanço com emissões de cerca de 3 g/km de CO2.
“O crescimento da população mundial traz uma demanda sempre crescente de energia e especialmente de combustíveis fósseis. Combustíveis renováveis alternativos como os éteres terão um papel fundamental no futuro”, diz Andreas Schamel, diretor de Pesquisa Global de Powertrain e Engenharia Avançada da Ford. “É seguro, queima mais limpo que o diesel convencional e, o mais importante, é versátil. A energia gerada pelo Sol, vento e outras fontes renováveis pode ser armazenada no próprio combustível, o que permite o uso do éter em uma variedade de aplicações.”