Home Notícias Novo herói esportivo da Porsche: o Cayenne Turbo GT

Novo herói esportivo da Porsche: o Cayenne Turbo GT

Comentários desativados em Novo herói esportivo da Porsche: o Cayenne Turbo GT

SUV de alto desempenho com 471 kW (640 CV) e configuração para corrida

A Porsche completa a linha de modelos Cayenne com um herói esportivo: consistentemente configurado para desempenho e dirigibilidade máximos, o novo Cayenne Turbo GT combina uma dinâmica de direção excepcional com um alto grau de usabilidade no dia a dia. Seu motor V8 biturbo de 4,0 litros e 471 kW (640 CV) serve de base para características excepcionais de dirigibilidade. Com 67 kW (90 CV) a mais que o Cayenne Turbo Coupé e torque máximo de 850 Nm (um aumento de 80 Nm), a aceleração de 0-100 km/h foi reduzida para 3,3 segundos (0,6 s menos) e a velocidade máxima agora é de 300 km/h (um aumento de 14 km/h). Com linhas ainda mais desportivas e disponível exclusivamente como Coupé de quatro lugares, o Cayenne Turbo GT vem com todos os sistemas de chassi disponíveis de série e pneus de alta performance desenvolvidos especialmente para este modelo.

A transmissão e o chassi também têm uma configuração única, especificamente definida para o Cayenne Turbo GT. O resultado é um conceito geral harmonioso com excelente capacidade para pistas de corrida. Isso foi comprovado pelo piloto de testes da Porsche, Lars Kern, que rodou os 20,832 km de Nürburgring Nordschleife com o Cayenne Turbo GT em um tempo de 7:38,9 minutos, estabelecendo um novo recorde oficial para SUVs.

Comparado com o Cayenne Turbo Coupé, o Turbo GT roda até 17 milímetros mais baixo. Com base nisso, tanto os componentes passivos do chassi quanto os sistemas de controle ativo foram reprojetados e otimizados para manuseio e desempenho. Eles também possuem calibração específica para garantir a interação perfeita entre eles. Por exemplo, a rigidez da suspensão a ar de três câmaras foi aumentada em até 15 por cento, e as características do amortecedor do Porsche Active Suspension Management (PASM) bem como a aplicação do Power Steering Plus e a direção do eixo traseiro também foram adaptadas. O sistema de estabilização ativa de rolagem Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC) agora opera com software de controle orientado à performance. O resultado é uma estabilidade de rolagem e aderência à estrada ainda melhores, e um comportamento mais preciso em curvas dinâmicas em qualquer velocidade.

Alinhado a isso, o sistema Porsche Torque Vectoring permite taxas de polarização de torque mais elevadas. O eixo dianteiro totalmente otimizado também melhora a dirigibilidade. Em comparação com o Turbo Coupé, as rodas dianteiras são mais largas em uma polegada e a curvatura negativa foi aumentada em 0,45 graus para proporcionar aos novos pneus de performance Pirelli P Zero Corsa de 22 polegadas, especialmente desenvolvidos para o Turbo GT, uma área de contato maior. As tarefas de frenagem são realizadas pelo sistema Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB).

O motor biturbo do Cayenne Turbo GT é atualmente a unidade de oito cilindros mais potente da Porsche. As atualizações mais amplas foram realizadas nas áreas de acionamento do virabrequim, turbocompressor, injeção direta de combustível, sistema de indução e intercooler. O V8 do Turbo GT difere-se do Turbo Coupé em elementos fundamentais, como virabrequim, bielas, pistões, transmissão por corrente de distribuição e amortecedores de vibração de torção. Dado o aumento da potência para 471 kW (640 CV), esses componentes foram projetados para cargas de pico mais altas e dinâmica de direção aprimorada. O Tiptronic S de oito marchas de mudança mais rápida e o sistema Porsche Traction Management (PTM) também foram modificados. Também há resfriamento de água adicional para a caixa de transferência. O sistema de escape esportivo de série, com tubos de escape centrais, é exclusivo do Cayenne Turbo GT. No meio do veículo, o sistema de escape, incluindo o silenciador traseiro, é feito de titânio leve e particularmente resistente ao calor. A omissão do silenciador central o torna mais leve.

O caráter desportivo do Cayenne Turbo GT destaca-se pelo equipamento de série de alta qualidade e pelos elementos em Alcantara de seu interior. Conta com bancos dianteiros esportivos de oito posições e um sistema de bancos traseiros esportivos com dois bancos de série. Cada um deles é projetado especificamente para o GT com painéis centrais do banco em Alcantara, realces contrastantes em Neodyme ou Cinza Ártico e as inscrições “turbo GT” em seus apoios de cabeça. Como é esperado nos carros esportivos da Porsche, o volante esportivo multifuncional apresenta uma marcação em amarelo das 12 horas. Dependendo do acabamento específico, as faixas centrais têm acabamento em preto fosco.

Com o Turbo GT, a próxima geração do sistema Porsche Communication Management (PCM) é lançada com desempenho aprimorado, uma nova interface de usuário e nova lógica de operação no Cayenne. Como antes, o PCM 6.0 é totalmente compatível com o Apple CarPlay, mas agora também permite uma integração profunda de Apple Music e Apple Podcasts. Além disso, o sistema de infoentretenimento também inclui o Android Auto, o que significa que todos os smartphones mais conhecidos agora podem ser integrados.

O Cayenne Turbo GT está disponível para encomenda no Brasil com preço público sugerido a partir de R$ 1.199.000.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Stellantis tem mudança na gestão executiva

A Stellantis anuncia que Mike Manley deixará seu cargo como Chefe das Américas da Stellant…