Após um mês de mobilizações voltadas para conscientizar a população sobre condutas corretas no trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) encerra, nesta terça-feira (24), as atividades do Maio Amarelo – Atenção Pela Vida com uma panfletagem. A ação ocorrerá na Praça do Marquês, das 7h30 às 9h.
Durante a ação, serão distribuídos panfletos com informações sobre o que é o movimento e dicas para um trânsito mais seguro. “O movimento foi focado em humanizar e conscientizar os usuários de trânsito e chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito”, pontua Zulmirene Sousa, gerente da Escola Piauiense de Trânsito (EPT).
Em Teresina, a mobilização conta com a participação da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans), Centro de Ensino Técnico de Trânsito (Centec), Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (CIPTran) e outras instituições públicas e privadas.
Palestras, blitz educativa e punitiva marcaram as atividades do Maio Amarelo. Para o diretor-geral do Detran, Arão Lobão, o balanço das atividades realizadas demonstram o empenho de todos os envolvidos. “Esperamos dar continuidade nas ações conjuntas para um trânsito seguro”, pontuou Lobão.
Ainda na terça-feira (24), os educadores da EPT seguem para a cidade de Pedro II, onde realizarão a campanha Maio Amarelo na recepção dos visitantes no Festival de Inverno do município.
Maio Amarelo
Inspirado em movimentos internacionais como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, que abordam, respectivamente, as temáticas Câncer de Mama e Câncer de Próstata, o Maio Amarelo tem por objetivo contribuir para a diminuição dos índices de mortes e feridos no trânsito. O símbolo do movimento é um laço na cor amarela, que ressalta a segurança no trânsito como questão de saúde. Pontos turísticos e prédios e/ou monumentos públicos recebem uma iluminação especial.