Home Notícias Porsche aumenta participação na Rimac Automobili

Porsche aumenta participação na Rimac Automobili

Comentários desativados em Porsche aumenta participação na Rimac Automobili

Fabricante de carros esportivos expande parceria estratégica

Sinal verde para a expansão da mobilidade elétrica: O Conselho de Supervisão da Porsche AG concordou, nesta sexta-feira, em aumentar a sua participação na Rimac Automobili de 15 para 24 por cento. A empresa croata desenvolve e produz componentes de alta tecnologia para eletromobilidade, incluindo drives de alto desempenho e sistemas de bateria. Também produz carros superesportivos movidos a eletricidade. A Porsche se juntou à jovem empresa de tecnologia e carros como investidora em 2018 e aumentou sua participação para 15 por cento em setembro de 2019. O último aumento de capital ilustra a expansão da parceria estratégica. A Porsche está investindo mais 70 milhões de euros. Isso significa que a fabricante de carros esportivos deterá 24 por cento das ações, sem exercer influência de controle.

“A Rimac tem uma posição excelente em soluções de protótipo e pequenas séries”, diz Lutz Meschke, Vice-Presidente do Conselho Executivo e membro do Conselho Executivo de Finanças e TI da Porsche AG. “Mate Rimac e sua equipe são parceiros importantes, principalmente, quando se trata de nos apoiar no desenvolvimento de componentes. A Rimac está a caminho de se tornar um fornecedor Tier 1, para a Porsche e outros fabricantes, no segmento de alta tecnologia. A Porsche já fez seus primeiros pedidos à Rimac para o desenvolvimento de componentes de série altamente inovadores”, diz Meschke. Ambos os lados se beneficiarão deste maior nível de cooperação no futuro, ele enfatiza: “Mate Rimac nos inspira com suas ideias inovadoras. Da mesma forma, ele se beneficia de nosso know-how em produção e expertise metodológica em desenvolvimento”.

A Porsche há muitos anos intensifica o investimento em empresas jovens com potencial. Atualmente, possui participações em mais de 20 startups e oito fundos de capital de risco. “Nosso investimento na Rimac acabou sendo absolutamente certeiro”, diz Meschke. “O valor aumentou muitas vezes desde o nosso investimento inicial. A empresa tem se desenvolvido muito bem tecnologicamente. Estamos expandindo nossa cooperação, passo a passo, e também nos beneficiando da força da Rimac em inovação”.

O fundador da empresa, Mate Rimac, aprecia o fato de a Porsche aumentar seu compromisso. “A Porsche tem sido grande apoiadora da nossa empresa desde 2018, e sempre foi um privilégio ter uma das marcas de carros esportivos mais icônicas do mundo fazendo parte da Rimac”, diz ele. “Estamos orgulhosos de trabalhar juntos em novos produtos elétricos fantásticos. Com muitos fabricantes de automóveis em todo o mundo sendo clientes da Rimac, é importante, tanto para a Rimac quanto para a Porsche, que continuemos sendo uma empresa totalmente independente. A parceria com a Porsche ajuda a empresa a se desenvolver e crescer, o que é benéfico para todos os nossos clientes”.

Mate Rimac fundou a empresa com o seu nome em 2009, aos 21 anos. Muito antes disso, ele já tinha em mente um supercarro esportivo movido a eletricidade, desde os tempos da escola e universidade. Com sede em Sveta Nedelja, perto de Zagreb, sua empresa agora tem cerca de 1.000 funcionários. A Rimac projeta, desenvolve e fabrica hipercarros elétricos com até 2.000 CV e velocidade máxima de mais de 400 km/h. A empresa também oferece tecnologias e sistemas para diversos fabricantes de carros elétricos bastante conhecidos.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Equipe Mercedes-EQ de Fórmula E enfrenta os desafios do primeiro E-Prix de Puebla

Equipe Mercedes-EQ segue líder no campeonato de construtores A equipe Mercedes-EQ de Fórmu…