Home Notícias Renault Group e Plug Power criam HYVIA, joint venture dedicada à mobilidade a hidrogênio

Renault Group e Plug Power criam HYVIA, joint venture dedicada à mobilidade a hidrogênio

Comentários desativados em Renault Group e Plug Power criam HYVIA, joint venture dedicada à mobilidade a hidrogênio

A HYVIA pretende contribuir para a descarbonização da mobilidade na Europa, posicionando a França na liderança do desenvolvimento industrial e comercial dessa tecnologia do futuro

O Renault Group, grande player da indústria automotiva, e a Plug Power Inc. (NASDAQ: PLUG), líder mundial em soluções de hidrogênio integradas e completas, lançaram a HYVIA, conforme o anúncio conjunto publicado em 12 de janeiro de 2021.

O capital da joint venture é distribuído em partes iguais entre as duas empresas parceiras, sob a presidência de David Holderbach, executivo com mais de 20 anos de experiência em funções estratégicas de produto e vendas no Renault Group, em diferentes países.

O nome HYVIA combina a abreviação de “HY”, que remete a hidrogênio, à palavra latina “VIA”, que significa caminho, representando a ambição de abrir novos caminhos para uma mobilidade descarbonizada.

Em determinados usos, os veículos utilitários leves requerem maior autonomia e menor tempo de reabastecimento, além de terem exigências em termos de capacidade de carga e volume. Para estes desafios, as células de hidrogênio são uma solução energética incomparável.

As atividades da HYVIA serão implantadas na França:

1. Para otimizar as sinergias, tanto a sede da joint venture como as equipes de P&D serão localizadas em Villiers-Saint-Frédéric, centro de engenharia e desenvolvimento de veículos utilitários para o Renault Group.

2. Já as equipes de processo, manufatura e logística serão instaladas em Flins, no âmbito do projeto Re-Factory, para iniciar a montagem de células de combustível e postos de recarga a partir do fim de 2021.

3. Baseados no furgão Renault Master, os primeiros veículos serão produzidos na fábrica de Batilly.

4. A integração das células de combustível será baseada nas competências da PVI, subsidiária do Renault Group desde 2017, localizada em Gretz-Armainvilliers.
Complementando as opções de mobilidade elétrica, a tecnologia a hidrogênio oferecida pela HYVIA possibilita uma grande autonomia – de até 500 km –, bem como uma recarga rápida de 3 minutos. Estas duas vantagens são especialmente adequadas ao uso profissional de veículos utilitários leves e aos desafios regulamentares de descarbonização dos centros urbanos.

Três versões baseadas no furgão Renault Master serão comercializadas a partir do final de 2021 na Europa, que contarão com uma oferta de postos de recarga e abastecimento com hidrogênio verde:

– Transporte de mercadorias: versão Furgão e versão Chassi cabine para grandes volumes.
– Transporte de pessoas: versão City bus.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Fiat apresenta interior do novo SUV Pulse

Teaser da marca dá mais detalhes da cabine de um dos lançamentos mais aguardados do ano Ap…