Home Notícias Revisão dos pneus é essencial para as viagens de final de ano

Revisão dos pneus é essencial para as viagens de final de ano

Comentários desativados em Revisão dos pneus é essencial para as viagens de final de ano

 

 
Com a chegada dos feriados prolongados, a revisão dos pneus antes das viagens ganha extrema importância. Principal elo entre o veículo e o solo, eles exercem influência direta em todo o comportamento dinâmico de um carro. Suas boas condições proporcionam o aproveitamento total dos sistemas de suspensão, transmissão, tração, direção e frenagem, trazendo assim maior segurança ao motorista e aos passageiros.
 
De acordo com José Carlos Quadrelli, gerente geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone, o motorista precisa estar sempre atento à calibragem do pneu, um item essencial tanto para a boa condição de rodagem como para o menor desgaste, boa dirigibilidade e menor consumo de combustível. 
 
“O proprietário precisa fazer uma checagem semanal da pressão dos pneus e respeitar a calibragem indicada pelo fabricante do veículo. A mesma deve ser verificada com os pneus frios (num posto não mais do que 2 km da casa do consumidor) e é importante não esquecer de verificar a pressão do estepe (que deve ser calibrado com uma pressão maior: até 5 psi acima dos demais). A pressão errada nos pneus pode acarretar vários danos aos mesmos, desde o desgaste prematuro até a deformação do componente”, diz José Carlos.
 
Outro item essencial é o rodízio de pneu – inversão das posições entre os dianteiros e os traseiros – que tem por função equalizar o desgaste e garantir uma vida longa e uniforme a eles. "O ideal é fazer o rodízio periodicamente, de acordo com o manual do veículo. Na falta deste, o rodízio pode ser feito a cada oito mil quilômetros para pneus radiais, e a cada cinco mil para os diagonais”, explica Quadrelli.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Toyota do Brasil celebra 10 anos do projeto Morizukuri

Ação está alinhada ao conceito Ecofactory e contribui para o Desafio Ambiental Global 2050…