Home Notícias Síndrome do viajante: veja dicas de como evitar o problema

Síndrome do viajante: veja dicas de como evitar o problema

Comentários desativados em Síndrome do viajante: veja dicas de como evitar o problema
Viagens longas de avião, carro, ônibus ou caminhão, exigem um cuidado especial com a saúde.  Isso porque ficar mais de duas horas parado, em uma mesma posição, pode ocasionar a síndrome do viajante. O problema ocorre quando aparece o tromboembolismo, que é a formação de um coágulo de sangue no interior das veias, ocasionando a trombose venosa profunda, ou nas artérias do pulmão, que provoca a embolia pulmonar. 
Alguns dos sintomas da síndrome do viajante são: vermelhidão, inchaço (em especial nos membros inferiores) e calor. 
Mas algumas condutas simples ajudam a preveni-la. Conforme a fisioterapeuta do Sest Senat em Vitorino, no Paraná, Francieli Lodi, se a viagem for de avião ou ônibus, o recomendado é, pelo menos a cada duas horas, dar uma caminhada. Se o transporte for de caminhão ou carro, uma pausa para andar por alguns minutos também ajuda. “É importante, também, alongar as pernas, fazer movimentos circulares e para cima e para baixo com os pés”, explica Francieli. 
A hidratação também é importante, por isso é indicado beber bastante água. Outra dica é evitar bebidas alcoólicas. Usar meias de compressão também ajuda a evitar a formação de coágulos. 
Como o risco de danos à saúde permanece após a viagem, a fisioterapeuta alerta para medidas que devem ser adotadas ao final do percurso. “Quando chegar ao destino, descanse com as pernas acomodadas acima do nível do coração e dê mais uma caminhada”, aconselha. 
As recomendações valem, especialmente, para pessoas que estão mais propensas à síndrome. Os fatores de risco principais são: doenças de sangue que podem levar à formação de coágulos, realização de cirurgias, traumatismos, gravidez e pós-parto, uso de pílula anticoncepcional, varizes, obesidade e sedentarismo. Além disso, a trombose é mais comum após os 40 anos de idade.
 
Fonte: Agência CNT de Notícias
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Continental amplia oferta de pneus autosselantes no mercado brasileiro

Solução atende quase todos os furos causados por objetos de até 5 milímetros de diâmetro e…