Home Notícias Sistema de ignição precisa ser revisado para garantir bom funcionamento do motor

Sistema de ignição precisa ser revisado para garantir bom funcionamento do motor

Comentários desativados em Sistema de ignição precisa ser revisado para garantir bom funcionamento do motor

Tríade de ignição, composta por velas, cabos e boninas, é essencial para uma viagem tranquila, com baixa emissão de poluentes e menor consumo de combustível

Com o aumento dos deslocamentos por conta das festas de fim de ano, é importante que os motoristas relembrem de alguns cuidados com os componentes do veículo antes de pegar a estrada. Para evitar surpresas desagradáveis, a manutenção preventiva é indicada e um dos conjuntos que devem receber atenção especial é a chamada tríade de ignição, composta por velas, cabos e bobinas, e responsável pela queima da mistura ar/combustível, dando início à combustão do motor. A dica é da Delphi Technologies, líder em gerenciamento de motores, que em apenas três anos já comercializou aproximadamente 4 milhões de velas de ignição no Brasil.

Essenciais para o bom funcionamento do motor, caso as peças que compõe a tríade estejam desgastadas, problemas diversos podem surgir, como dificuldade para ligar o carro, desempenho reduzido, marcha lenta sem estabilidade e difícil retomada. “Outro alerta é que uma vela em mau estado pode aumentar o consumo de combustível, seja gasolina ou etanol, e fazer com que o motorista acabe gastando mais dinheiro por conta de não realizar uma revisão preventiva antes de viajar”, destaca Pedro Valencio, da Delphi Technologies.

Além de reduzir a vida útil dos cabos e das bobinas, uma vela de ignição desgastada também pode acarretar problemas para outros componentes, como o catalisador, por exemplo, o que eleva a emissão de poluentes.

“A Delphi orienta que os proprietários verifiquem a tríade de ignição a cada 10 mil quilômetros, ou ainda conforme a especificação da montadora no manual do veículo. Assim, é possível assegurar a maior durabilidade dos componentes como um todo e viajar sem preocupações. A inspeção mais simples pode ser visual, mas é sempre importante ressaltar que manutenções técnicas devem ser realizadas por mecânicos especializados para checar o funcionamento dos produtos”, explica o especialista da marca.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Renault do Brasil adere ao Movimento Mulher 360

Movimento tem como objetivo contribuir para o empoderamento econômico da mulher brasileira…