Home Notícias Stellantis garante fornecimento de lítio de baixas emissões para veículos elétricos

Stellantis garante fornecimento de lítio de baixas emissões para veículos elétricos

Comentários desativados em Stellantis garante fornecimento de lítio de baixas emissões para veículos elétricos

Acordo aumenta o fornecimento descarbonizado à Stellantis de matéria-prima essencial para veículos eletrificados

Stellantis N.V. e Controlled Thermal Resources Ltd. (CTR) anunciaram hoje a assinatura de um acordo de compra vinculativo para a CTR fornecer hidróxido de lítio destinado a baterias para uso na produção de veículos eletrificados da Stellantis na América do Norte.

O Projeto Hell’s Kitchen da CTR em Imperial County, na Califórnia, recuperará lítio de salmouras geotérmicas, utilizando energia renovável e vapor para produzir produtos de lítio de grau de bateria em um processo integrado de circuito fechado, eliminando a necessidade de lagoas de salmoura de evaporação, minas a céu aberto e combustíveis fósseis em processamento.

“Na luta contra o aquecimento global, reforçar nossa cadeia de fornecimento de veículos elétricos a bateria para apoiar nossas ousadas ambições de eletrificação é absolutamente crítico”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “Garantir que tenhamos um suprimento de lítio robusto, competitivo e de baixo carbono de vários parceiros ao redor do mundo nos permitirá cumprir nossos planos agressivos de produção de veículos elétricos de maneira responsável”.

“Este acordo definitivo com a Stellantis estabelece uma nova referência para a indústria automotiva nos Estados Unidos”, disse Rod Colwell, CEO da CTR. “Garantir o lítio limpo produzido com energia de um recurso renovável ajuda a descarbonizar ainda mais a cadeia de suprimentos de baterias que, por sua vez, oferece carros mais limpos com menos impacto ambiental. Esperamos um relacionamento forte e bem-sucedido com a Stellantis”.

A CTR fornecerá à Stellantis até 25 mil toneladas métricas por ano de hidróxido de lítio durante o prazo de 10 anos do contrato. A Stellantis anunciou no final de 2021 um acordo de fornecimento semelhante para apoiar sua produção de veículos na Europa.

Como parte do plano estratégico Dare Forward 2030, a Stellantis anunciou planos para ter vendas globais anuais de veículos elétricos a bateria de cinco milhões de veículos até 2030, atingindo 100% do mix de vendas de carros de passeio BEV na Europa e 50% de carros de passeio e comerciais leves BEV no mix de vendas na América do Norte. A Stellantis também aumentou a capacidade de bateria planejada em 140 GWh, para aproximadamente 400 GWh, a ser apoiada por cinco fábricas de baterias na Europa e na América do Norte, juntamente com contratos de fornecimento adicionais.

A CTR produzirá hidróxido de lítio e carbonato de lítio com grau de bateria juntamente com energia geotérmica em Imperial County, Califórnia, com uma capacidade de produção de recursos superior a 300 mil toneladas métricas por ano.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Publicidade