Home Dicas e Serviços Vai viajar no feriado? Veja as dicas de manutenção preventiva

Vai viajar no feriado? Veja as dicas de manutenção preventiva

Comentários desativados em Vai viajar no feriado? Veja as dicas de manutenção preventiva

Para uma viagem segura, checagem básica deve fazer parte da revisão

Para muitos, o feriado é sinônimo de viajar. Por isto, muitos brasileiros devem pegar as estradas no mês de abril, que abrigam dois feriados nacionais. Mas para que a viagem aconteça de forma tranquila, é preciso ficar atento a alguns detalhes do veículo, como a vida útil dos pneus e dos itens de segurança que estão diretamente ligados à manutenção preventiva. Por isso, é essencial que o motorista fique atento ao período de revisões e aos sinais de possíveis problemas, priorizando um check-up antes de rodar longas distâncias. Dessa forma, a Bridgestone, explica quais são os 5 principais pontos de atenção para uma revisão preventiva:

Pneus

Como único ponto de contato entre o veículo e o solo, os pneus influenciam diretamente na performance do veículo e devem receber uma atenção especial na manutenção. É importante verificar o TWI (Tread Wear Indicators), indicador que mostra a vida útil do pneu, e a hora correta de trocá-lo – o Conselho Nacional do Trânsito define o limite mínimo de 1,6mm. Além disso, realizar o alinhamento e balanceamento, rodízio de pneus e manter a calibragem em dia, preserva a performance, aumenta a segurança do carro e prolonga seu período de uso.

Freios

Item fundamental para a segurança do veículo, a verificação do freio é indispensável. Durante a revisão, o fluido de freio, pastilhas, discos e lonas de freios devem ser verificados, realizando manutenção preventiva de acordo com o manual do proprietário e tipo de freio, já que ambos exiges períodos de revisões diferentes.

Iluminação e faróis

As luzes externas e internas do veículo aumentam e melhoram a dirigibilidade em diversas condições de direção, além de preservar a segurança de motoristas e passageiros, e evitar infrações às leis de trânsito. Por isso, verificar todas as lâmpadas e realizar sua troca quando necessário deve fazer parte da rotina de manutenção do veículo, evitando transtornos e acidentes.

Alinhamento e balanceamento

O alinhamento e balanceamento estão conectados com a performance do veículo. Sua realização pode evitar desgastes prematuros dos pneus e ajuda a evitar que o automóvel fique instável ou inseguro.

Troca de óleo

O óleo é responsável por evitar o atrito entre peças e pela saúde do motor, já que sua ausência pode levar ao superaquecimento. Dessa forma, o motorista deve verificar o nível de óleo e realizar sua troca, de acordo com as especificações fornecidas pelo fabricante do veículo, que pode ser indicada conforme a distância percorrida ou utilização em um certo período. Realizar a manutenção preventiva, seja para viajar ou circular no meio urbano, é essencial para a segurança e conservação do veículo.

Artigos Relacionados
Leia mais em Dicas e Serviços
Comentários estão fechados

Veja também

Audi lança novo Q3 Sportback com maior porta-malas da categoria

Modelo será o primeiro da marca no país fabricado localmente com inédita tração quattro A …