• Instagram
  • Facebook
  • Youtube
NOTÍCIAS
Postado no dia 2 set. 2015

Volkswagen do Brasil incentiva colaboradores a economizar energia elétrica em casa e no trabalho

Volkswagen do Brasil incentiva colaboradores a economizar energia elétrica em casa e no trabalho
A Volkswagen do Brasil, seguindo seu objetivo global de ser a fabricante de veículos mais sustentável do mundo, intensifica ações ambientalmente corretas em suas fábricas, ao mesmo tempo em que incentiva os colaboradores a serem sustentáveis no trabalho e em casa. Para engajá-los, a empresa utiliza seus canais de comunicação interna, disseminando a campanha “Think Blue. Factory. + House.”, que atualmente divulga reportagens sobre a necessidade de economizar energia elétrica, reconhecendo também ações realizadas nas fábricas e iniciativas dos colaboradores em suas residências. A campanha, que é promovida junto ao público interno desde abril, já abordou economia de água e prevê outros temas, como reciclagem de resíduos.
 
A campanha “Think Blue. Factory. + House.” é inspirada no conceito global “Think Blue.”, da Volkswagen, que estimula a criação de soluções e veículos ecologicamente corretos, tornando a mobilidade mais eficiente, sustentável e acessível, além de incentivar a conscientização da sociedade. Parte do conceito “Think Blue.”, o “Think Blue. Factory.” é aplicado ao processo produtivo e estabelece uma meta: até 2018, todas as fábricas da Volkswagen no mundo terão de reduzir em 25% o consumo de água e energias, a geração de resíduos, as emissões de CO2 e de solventes, em comparação com 2010. Com a nova campanha “Think Blue. Factory. + House.”, a Volkswagen do Brasil também leva o incentivo à sustentabilidade para o dia a dia dos colaboradores.
“A Volkswagen do Brasil reconhece que é fundamental conscientizar seus colaboradores, para que eles pensem e ajam de maneira sustentável sempre. No trabalho, o engajamento dos times tem resultado em ideias criativas e mudanças de atitude que já proporcionaram economia considerável de recursos, entre os quais energia elétrica. Mas também queremos que eles levem essa atitude sustentável para casa, influenciando a sociedade e contribuindo com o planeta”, afirma o diretor de Engenharia de Manufatura da Volkswagen do Brasil, Celso Placeres.
 
Diversas ações de economia de energia realizadas nas fábricas têm inspirado os colaboradores em casa. Exemplo é o preparador de carrocerias Fabiano Pereira Ribeiro, da unidade de São José dos Pinhais (PR), que é síndico do prédio onde mora. Ele promoveu mudanças que fizeram o valor da conta de luz do prédio cair pela metade: substituiu lâmpadas convencionais por led e implantou desligamento automático das luzes da garagem. A iluminação natural foi privilegiada e as paredes receberam cores claras. Ainda instalou sensores próximos às janelas: a luz só acende quando esses aparelhos detectam presença de alguém no escuro, entre outras ações. “Algumas iniciativas são com base em ações que desenvolvemos na fábrica”, afirmou Ribeiro.
Outro exemplo é o analista da Qualidade da fábrica de Taubaté (SP) Silas da Silva, que reduziu em 105 kWh a conta de energia elétrica de sua casa, economizando cerca de R$ 70/mês. “Algumas ações foram inspiradas em iniciativas de economia de energia que temos na fábrica”, afirma Silva, que instalou sensor de presença de funcionamento noturno no quintal e na garagem; trocou lâmpadas incandescentes por econômicas. Além disso, a família adotou novo comportamento: acumula roupas para lavar duas vezes na semana; usa apenas uma ou duas lâmpadas em lustres que pedem até cinco; passa aspirador de pó apenas dois dias na semana, e varre nos outros; passa roupa uma vez na semana; compra roupas de tecidos que não amassam; estende camisas em cabide, minimizando a necessidade de usar o ferro; trocou cafeteira pelo coador de café, entre outras ações.
Anchieta economiza 3 milhões de kWh/ano com conscientização e novas ações em horários não produtivos
A fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), economiza 3 milhões de kWh por ano com um conjunto de ações que envolve a redução de insumos, como ar comprimido e água quente, nas máquinas em horários não produtivos; assim como o desligamento de alguns equipamentos. Também são feitas rondas antidesperdício, para verificar possíveis luzes acesas e equipamentos ligados sem necessidade; os colaboradores também são conscientizados sobre o uso da energia elétrica e outros recursos.
Alta tecnologia na Armação economiza 30% de energia elétrica
 
A alta tecnologia de solda das áreas de Armação das fábricas da Volkswagen do Brasil permite economizar 30% de energia elétrica por conta da utilização de robôs mais leves e eficientes, em comparação com o processo anterior. Nas áreas onde só trabalham robôs, a iluminação é reduzida. Na Anchieta, por exemplo, o desligamento automático de lâmpadas nas ilhas robotizadas gerou economia de 18.000 kWh/ano.
Na fábrica de São José dos Pinhais, houve redução de 50% no número de lâmpadas acesas nas ilhas automáticas da linha do Fox onde só trabalham robôs; além disso, em algumas linhas da Armação e da Montagem Final foram instaladas luminárias dimerizadas, que podem ter sua intensidade de luz ajustada de acordo com a necessidade, privilegiando o uso de luz natural.
O aproveitamento da iluminação natural, por sinal, é uma prática comum em diversas áreas produtivas das fábricas da Volkswagen do Brasil. Para tornar isso possível, diversos espaços receberam telhas translúcidas.