Home Notícias Volvo traz novidades para o setor de construção

Volvo traz novidades para o setor de construção

Comentários desativados em Volvo traz novidades para o setor de construção

Novo Volvo VM Light Mixer permite aproveitamento total da capacidade de implementos betoneira, aumentando a produtividade das empresas transportadoras de cimento. Cerca de 900 kg mais leve, nova versão permite transportar até 1m³ a mais de concreto.

“Já tínhamos um produto de referência em betoneiras e fomos consultados por concreteiras para fazer um caminhão ainda mais leve. Por isso desenvolvemos essa nova versão do Volvo VM, que permite transportar mais carga útil”, afirma Clóvis Lopes, gerente comercial de caminhões da Volvo.

A nova versão traz diversas alterações em relação ao VM 8×4 tradicional. Somadas, elas possibilitaram redução da tara do caminhão de 8.820 kg para 7.920 Kg, ou seja: 900 kg a menos.

A Volvo trabalhou também em parceria com implementadores, para garantir uma solução completa às empresas concreteiras. O primeiro Volvo VM Light Mixer recebeu uma nova betoneira Liebherr, também projetada para ganho em peso. A tara total do conjunto (caminhão + betoneira) baixou quase 2.500Kg, para apenas 11.650 Kg, possibilitando transportar até 1 m³ a mais de concreto, dentro da lei da balança.

O chassi da linha VM é produzido com ligas especiais de aço LNE60, exclusivas da marca, mais leves e resistentes. No VM Light Mixer a Volvo optou pela distância entre-eixos de 4.550mm, ideal para melhor distribuição de peso na betoneira. Mesmo com o entre-eixos mais curto, o caminhão vem equipado com grandes tanques de combustível (200 litros) e Arla32 (50 litros), que permitem rodar o dia todo sem reabastecimento.

Outro diferencial do VM Light Mixer é o 4º eixo direcional dianteiro, um projeto Volvo, instalado no veículo já na linha de montagem, com garantia de fábrica e sem adaptações. Opcionalmente esse eixo pode ser equipado com sistema suspensor, para trechos em que o caminhão roda vazio ou em eventuais manobras.

O conjunto formado pelo motor, transmissão e eixos traseiros garante excelente desempenho. O consagrado propulsor de 270 cv, reconhecido pelo excelente torque e alta economia de combustível, está acoplado a uma transmissão manual de 9 marchas, mais leve.

O VM Light Mixer tem suspensões traseiras com molas parabólicas, que garantem leveza sem perder a robustez. Os pneus são 275/80 R22,5 de uso misto e opcionalmente o caminhão pode ser equipado com rodas de alumínio.

As cabines Volvo são projetadas com o conceito de célula de sobrevivência, diminuindo riscos aos ocupantes em caso de colisões.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Tour virtual à exposição especial “25 Anos do Boxster” no Museu da Porsche

44º Dia Internacional dos Museus em 16 maio de 2021 Os museus cuidam de tesouros e contrib…