A partir de julho, Pimpa, uma cachorrinha italiana com bolinhas vermelhas, orelhas compridas e língua de fora, chega ao Brasil. A encantadora personagem do imaginário infantil italiano é protagonista de várias aventuras – entre quadrinhos, livros e série de desenhos animados – e agora é apresentada, pela primeira vez, em formato inédito na exposição “Pimpa na Casa Fiat de Cultura”. De forma leve e envolvente, ela sai do livro e se transforma em uma mostra sensorial e imersiva. Em um percurso lúdico, o público poderá interagir com diferentes ambientes para completar desafios e jogos. A exposição ficará em cartaz na Casa Fiat de Cultura até 18 agosto de 2024. Este projeto é uma parceria da Casa Fiat de Cultura com o Consulado Geral da Itália em Belo Horizonte. Toda programação da Casa Fiat de Cultura é gratuita.
Nascida em 1975, fruto da imaginação e técnica do renomado cartunista italiano Francesco Tullio-Altan, Pimpa é símbolo da descoberta, da imaginação e da liberdade. Na mostra, ela evoca memórias afetivas e compartilha curiosidades sobre a arte, a cultura e os valores de seu país de origem. O presidente da Casa Fiat de Cultura, Massimo Cavallo, relembra que, como uma casa ítalo-brasileira, agora a instituição apresenta ao público este ícone italiano dos quadrinhos. “A cultura italiana, tão próxima dos brasileiros, apresenta a natureza, a gastronomia, o design e o talento de seu povo como base para criar um modo de viver e pensar o made in Italy que nos desafia a encontrar essa mesma essência em tudo que fazemos.”
Durante a exposição, o público poderá interagir com diferentes ambientes. O percurso expositivo convida o visitante a aprender sobre pratos típicos italianos e sobre a agricultura, viajar pelo espaço, procurar personagens fantásticos, encontrar pessoas famosas e conhecer a excelência italiana. A exposição é composta por desenhos e textos, utilizando do recurso de quiz para estimular a observação e o aprendizado. Elementos reais como barco, varas de pescar, máscaras de carnaval entre outros estimulam a interação de crianças e adultos com a história. A mostra ainda conta com uma sala de vídeos – onde será possível assistir aos desenhos animados de Pimpa e um espaço para os visitantes criarem seus próprios desenhos. Duas capivaras de pelúcia dão as boas-vindas aos visitantes, numa referência a esses animais que vivem em lagoas na região de Belo Horizonte, convidando crianças e adultos a pensarem sobre os laços que ligam a Itália à cultura brasileira.
Para a Cônsul Geral da Itália em Belo Horizonte, Nicoletta Gomiero, o sucesso de Pimpa com o público infantil, na Itália, é comparável a Turma da Mônica, no Brasil. “O bom êxito de Pimpa no mercado italiano deu-se devido a tantos fatores, como a condução do cartunista Altan, que soube criar um personagem rodeado de seus amigos, dando voz às necessidades e sonhos das crianças, ao mesmo tempo que faz refletir nos adultos a beleza da inocência infantil.”
A exposição “Pimpa na Casa Fiat de Cultura” é uma realização da Casa Fiat de Cultura, do Consulado Geral da Itália em Belo Horizonte e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio da Fiat, copatrocínio da Stellantis Financiamento, do Banco Stellantis, do Banco Safra, da Usiminas e da Sada. O evento tem apoio institucional do Circuito Liberdade, além do apoio do Governo de Minas e do Programa Amigos da Casa.
Francesco Tullio-Altan
Francesco Tullio-Altan é um conhecido desenhista, cartunista e autor satírico italiano. A personagem Pimpa foi criada por Altan, enquanto desenhava para sua filha se divertir. Ele nasceu em 1942, em Treviso, no norte da Itália, cenário que também escolheu para as aventuras de Pimpa. Antes de embarcar nos desenhos animados, estudou arquitetura, trabalhou na televisão e no cinema e, finalmente, encontrou seu nicho nas histórias em quadrinhos.
Casa Fiat de Cultura
A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar prestigiadas exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em braille e atendimento em libras. Mais de 80 mostras, de consagrados artistas brasileiros e internacionais, já foram expostas na Casa Fiat de Cultura, entre os quais Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila, Portinari entre outros. Há 18 anos, o espaço apresenta uma programação diversificada, com música, palestras, residência artística, além do Ateliê Aberto – espaço de experimentação artística – e de programas de visitas com abordagem voltada para a valorização do patrimônio cultural e artístico. A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 4 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 700 mil participaram de suas atividades educativas.
SERVIÇO
Exposição “Pimpa na Casa Fiat de Cultura”
Período expositivo: Até 18 de agosto de 2024
Visitação presencial: terça-feira a sexta-feira das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h (exceto segundas-feiras)
Casa Fiat de Cultura
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG
Circuito Liberdade
Horário de Funcionamento
Terça-feira a sexta-feira, das 10h às 21h
Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h