A Stellantis é a empresa com maior número de patentes de invenção no Brasil, de acordo com ranking divulgado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Em um ano, a companhia triplicou o número de patentes, saltando de 58, em 2023, para 185 em 2024, liderando o levantamento que considera empresas públicas e privadas.
Este trabalho, em constante evolução dentro da Stellantis, está sendo construído ao longo dos últimos anos. Entre 2022 e 2023, a companhia havia praticamente dobrado o número de patentes de invenção, e agora, apresenta um número três vezes maior, unindo tecnologias automotivas que trazem soluções para uma mobilidade segura, sustentável e acessível.
A Stellantis é a empresa no setor automotivo que mais investe no Brasil, e este reconhecimento também destaca a capacidade técnica da companhia para desenhar, desenvolver, projetar, testar e produzir automóveis em nosso país.
“Com este resultado, a Stellantis reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do Brasil, trazendo soluções inovadoras para nossos clientes e elevando a indústria automotiva nacional a padrões tecnológicos globais. Além disso, reforçamos nosso compromisso em formar e desenvolver profissionais de classe mundial, contribuindo para a geração de conhecimento, empregos qualificados e para o fortalecimento da engenharia brasileira”, afirma Marcio Tonani, vice-presidente sênior dos Centros Técnicos de Engenharia para a América do Sul.
“Com muito orgulho, recebemos este resultado que é fruto de um intenso trabalho que conta com a expertise de dois mil engenheiros em desenvolvimento de produto, além de 60 laboratórios e centro de engenharia completos que buscam trazer inovações constantes para a indústria automotiva e atender às necessidades dos nossos clientes”, destaca o gerente de Engenharia Avançada da Stellantis, Toshizaemom Noce.
TechMobility – Centro Stellantis de Desenvolvimento de Produto & Mobilidade Híbrida-Flex
A Stellantis segue em avanço contínuo para novas tecnologias visando a descarbonização da mobilidade. Recentemente, a empresa inaugurou o TechMobility – Centro Stellantis de Desenvolvimento de Produto & Mobilidade Híbrida-Flex, o maior da América Latina.
Este novo espaço reforça o compromisso da Stellantis com a inovação e a engenharia nacional, recebendo a contratação de 400 novos engenheiros para impulsionar esse avanço tecnológico no país. O novo centro será responsável pelo desenvolvimento de tecnologias de eletrificação de baixa e alta voltagem, criando também empregos, capacitando a força de trabalho local e fortalecendo o desenvolvimento econômico e social da região.
Para liderar a tecnologia do futuro na indústria automotiva nacional, a Stellantis anunciou o maior investimento da história do setor automotivo no Brasil e na América do Sul: serão R$32 bilhões aplicados para o lançamento de 40 novos produtos e 8 novos powertrains entre 2025 e 2030, com o desenvolvimento das novas tecnologias Bio-Hybrid, tecnologias inovadoras de descarbonização em toda a cadeia de suprimentos automotivos e novas oportunidades estratégicas de negócios.