Cerca de 565 veículos são furtados diariamente no Brasil , segundo dados do painel da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, que registrou mais de 206 mil furtos a veículos em 2024 (os números podem ser ainda maiores, já que muitos casos não são registrados).
São Paulo é o Estado com mais ocorrências. Foram mais de 86 mil, no ano passado, seguido de Minas Gerais, com quase 24.500. Os casos em semáforos lideram a lista de locais com maior incidência desse tipo de crime, já que é quando o motorista deixa objetos nos bancos, já que está em locomoção. Por isso, reforçar a segurança do veículo é sempre uma atitude que pode evitar problemas ainda maiores.
Entre os equipamentos que fazem a diferença está a película de proteção antifurto, que garante quatro vezes mais resistência do vidro até que ele seja estilhaçado. Ela aumenta o tempo de resposta do motorista, gera mais segurança para os ocupantes do carro e não necessita mudar as características do automóvel, como em algumas blindagens.
A película antifurto é aplicada nos vidros laterais, pois requer uma superfície reta para sua fixação. Ela oferece três níveis de segurança: proteção solar, resistência antivandalismo e retenção de estilhaços.
Segundo Romildo Lagass, gerente de Operações da Autoglass, essa película dificulta a ação de criminosos, pois suporta impactos de até 90 kg, tornando a quebra do vidro muito mais difícil. Além disso, em caso de acidente, ela ajuda a reduzir os riscos de ferimentos aos ocupantes, já que o vidro estilhaça antes de se desprender, mantendo a integridade da proteção.
A instalação dura cerca de quatro horas. É necessário fazer a abertura da porta para a remoção da máquina de vidro, retirar o vidro e fazer a aplicação das camadas, com um produto resistente e que, caso seja quebrado, estilhasse antes de se descolar.