Chega ao Brasil a Yamaha Ténéré 700. Reconhecida no mundo todo como referência entre as big trails, a Ténéré 700 foi inspirada nas icônicas motos de corrida do Rally Dakar, onde a Yamaha fez história. Seu projeto teve como premissa, a durabilidade, versatilidade e a performance.
O conjunto formado pela carenagem, tanque e faróis tem um visual impactante e vão além da estética, também se destacando pela funcionalidade. A carenagem superior assim como os protetores de mão, garantem proteção contra vento e intempéries. Já o guidão de alumínio do tipo Fat Bar, além de oferecer maior resistência à quebras e empenamentos, tem o posicionamento elevado para privilegiar a condução mais relaxada, facilitando a pilotagem em pé, comum no off-road. O projeto do cockpit prevê ainda a acomodação dispositivos de navegação adicionais, como GPS ou road book de rally.
O painel da Ténéré conta com display TFT colorido de cinco polegadas. Nele há duas diferentes opções de temas para visualização das informações, sendo um com design moderno e dinâmico, e outro com uma aparência mais tradicional que lembra a era analógica. Em ambas opções são mostados o velocímetro, indicador de marchas, nível de combustível, odômetro total e dois parciais, autonomia estimada, consumo médio e instantâneo de combustível, medidores de percurso com contagem regressiva e velocimetro. Para acessá-las, é fácil e cômodo, através do botão de rolagem no punho direito.
O conjunto frontal de iluminação, com o farol múltiplo de 4 projetores de LED com luz de posição, é mais um elemento que mescla modernidade com o visual das motos de rally. Ele se destaca pela excelente iluminação, garantindo mais segurança e conforto na pilotagem noturna. Na Ténéré 700, assim como a lanterna traseira, os piscas também são em LED, garantindo maior eficiência tanto na capacidade de iluminação, quanto na durabilidade.
A Yamaha Ténéré 700, tem duas opções de cores disponível: o Azul Metálico (Icon Blue), e o Cinza fosco (Tech Kamo).
Batizado pela Yamaha como CP-2, o motor possui tecnologia Crossplane, a mesma utilizada na M1 que disputa a MotoGP, pensada para melhorar o torque e entrega de potência do motor. Compacto e de alta tecnologia, o CP-2 é um bicilíndrico em linha com capacidade de 689cc, do tipo DOHC (Dual Over Head Camshaft), com dois comandos e oito válvulas no cabeçote. Seu arrefecimento é a líquido, e sua alimentação é feita por sistema de injeção eletrônica. Ele é capaz de desenvolver a potência máxima de 73,4 cv a 9.000 rpm, e o torque máximo de 6,9 kgf.m a 6.500 rpm.
Seu câmbio, com seis velocidades, tem engates precisos e acionamento suave. Nele, as relações de transmissão foram projetadas para extrair o melhor do torque em baixa e média velocidade. A transmisão secundária, por corrente, é formada por coroa e pinhão com 46 e 15 dentes respectivamente, e corrente reforçada de passo 525.
Construído em aço tubular e com berço duplo, o chassi utilizado na Ténéré 700 se destaca pela grande resistência, baixo peso e dimensões compactas, contribuindo para curta distância entre eixos de 1.595 mm e para o corpo estreito. Nela, o ângulo do cáster de 27°, a distância do trail de 105 mm, e distância livre do solo de 240 mm dão ao modelo toda sua admirável agilidade e versatilidade, inclusive em situações de pilotagem mais técnicas no off-road.
Na dianteira a Ténéré 700 é equipada com amortecedores do tipo Up Side Down, com largos tubos de 43 mm de diâmetro. Eles são mais resistentes à torção, o que consequentemente garante maior controle na pilotagem, sobretudo no off-road. Conta com ajuste hidráulico de retorno e compressão com curso de 210 mm, fundamental para transpor obstáculos em qualquer tipo de terreno.
Na traseira, a suspensão é do tipo monoamortecida, com amortecedor único e balança com links. Seu funcionamento é suave, proporcionando uma pilotagem confortável e estável, seja em estradas de terra ou rodovias, pilotando sozinho ou carregando um passageiro e bagagem. Com 200 mm de curso da roda, conta com um conveniente sistema de ajuste rápido da pré-carga da mola sem necessidade de ferramentas. Conta ainda com ajuste da compressão e retorno hidráulico da suspensão.
Na dianteira o sistema de freio é composto por dois discos flutuantes e ventilados do tipo Wave, com diâmetro de 282 mm e pinças de duplo pistão da marca Brembo. Na traseira, o sistema conta com um disco do tipo wave com diâmetro de 245 mm, e pinça de um pistão.
A Ténéré 700 conta com ABS comutável em três modos. No modo 1 o ABS funciona em ambas as rodas – uma exigência legal em estradas públicas. No modo 2 o ABS na roda dianteira ligado, na roda traseira desligado, proporcionando maior controle em trilhas de terra ou pedras soltas. No modo 3 o ABS está totalmente desligado, proporcionando o máximo de controle ao se aventurar no off-road.
Assim como nas motos de rally, que são submetidas a condições extremas, a Ténéré 700 é equipada com roda dianteira de 21 polegadas e roda traseira de 18 polegadas, ambas do tipo raiada com aros reforçados em alumínio da marca japonesa DID. Combinam baixo peso com extrema força e excelente resistência a impactos.
Para calçar as belas rodas, pneus Pirelli Scorpion Rally, capazes de oferecer altos níveis de tração no off-road, e durabilidade nas ruas e estradas. Na dianteira, as medidas são 90/90 – 21 M/C 54V, na traseira, 150/70 R 18 M/C 70V.
A pré-venda da Yamaha Ténéré 700 acontecerá dentro do primeiro trimestre de 2025. A data de chegada à Rede de Concessionários Yamaha, bem como o preço público sugerido serão informadas próximo ao início da pré-venda. As informações de produto estão sujeitas a mudanças de acordo com o modelo de fabricação.