Problema pode impactar o bolso e também na carteira de motorista.

Neste momento de desabastecimento e até falta de combustível nos postos, muitos motoristas têm lidado com o risco de sofrer uma “pane seca” enquanto rodam pela cidade. Pensando nisso, o CESVI Brasil/MAPFRE (Centro de Experimentação e Segurança Viária da MAPFRE) preparou algumas dicas que podem ajudar o condutor a evitar possíveis prejuízos.

De acordo com o superintendente técnico do CESVI Brasil/MAPFRE, Emerson Feliciano, a pane seca ocorre quando o veículo roda por muito tempo e consome todo o combustível presente no tanque. “Isso acontece porque a bomba de combustível deixa de ser refrigerada, ou seja, o tanque não tem liquido o suficiente para manter a temperatura da bomba e aos poucos ela vai superaquecendo e impedindo o funcionamento correto do veículo”.

Outro ponto importante ressaltado pelo especialista é de que a reserva do veículo não é um reservatório à parte, ele representa o nível do combustível. “Existe um sistema de boia e um variador de resistência dentro do tanque, que alerta o motorista sobre quantidade de etanol, gasolina ou diesel presente no veículo. Além disso, dirigir com o ponteio na reserva pode mandar sujeira para o sistema de injeção”, afirma.

Confira abaixo algumas dicas para evitar a pane seca:
• Fique alerta ao painel! O nível da reserva pode variar entre 5 e 10 litros, dependendo do modelo do veículo.
• O ideal é de que o motorista mantenha o nível de combustível próximo ou acima do ¼ do volume do tanque do veículo.
• Confira no manual do proprietário quantos litros cabem no tanque de combustível do seu veículo.
• Evite ficar na reserva.

A pane seca no Código de Trânsito Brasileiro prevê multa de R$ 130,16 ao carro que parar na via por falta de combustível, e ainda a remoção do veículo e quatro pontos na carteira. Porém, vale lembrar que a penalidade está suspensa desde a última quinta-feira, 24, em São Paulo, devido a paralisação dos caminhoneiros.

Fonte: CESVI BRASIL

Artigos Relacionados
Leia mais em Dicas e Serviços
Comentários estão fechados

Veja também

Dicas do que verificar na pintura do carro usado na hora da compra

Maresia cria um ambiente com sais marinhos em suspensão nas regiões próximas das praias e …