A Stellantis está recebendo, neste mês, os alunos da primeira turma de qualificação do programa de Aprendizagem Industrial em Assistente de Programação Web, uma iniciativa em parceria com o Senai-ICT, focada em jovens da rede pública estadual mineira. Os 15 alunos selecionados começam a fase prática, com uma jornada diária de seis horas, nas unidades da Stellantis em Betim. O curso oferece formação técnica gratuita e integrada nas áreas de Desenvolvimento Web e Business Intelligence (BI).
O programa, que começou em outubro de 2023, concluiu 802,5 horas de formação teórica, junto com o time de Tecnologia da Informação e Comunicação do Senai, e agora prepara os estudantes para a imersão prática. Na área de Desenvolvimento Web, os alunos terão contato com linguagens como Java e Python, além de desenvolvimento front-end e back-end. Na área de BI, receberão treinamento em ferramentas como Power BI, RPA e soluções de inteligência artificial.
Após os treinamentos internos, os jovens serão alocados em squads de projetos, seguindo metodologias ágeis e aplicando na prática os conhecimentos adquiridos, consolidando sua formação em experiências reais. Esse programa piloto ocorre na planta de Betim, com potencial de expansão para outras unidades da Stellantis no futuro.
“Estamos extremamente entusiasmados em dar as boas-vindas aos jovens da primeira turma do programa. A parceria com o Senai tem sido essencial para impulsionar essa iniciativa, que não apenas capacita novos profissionais, como também promove inovação e diversidade em nosso ambiente de trabalho. Para as famílias, essa capacitação representa a esperança de um futuro promissor, com a possibilidade de inserção no mercado de trabalho e estabilidade em um setor em franca expansão.” destaca Fábio de Freitas, Vice-Presidente de ICT e Inovação Digital da Stellantis para a América do Sul.
Além da formação técnica, os participantes possuem uma série de benefícios: bolsa-auxílio, transporte fretado, seguro de vida, Gympass, alimentação, acesso ao programa Conte Comigo, 13º salário, férias, e acesso ao programa de parcerias do Clube Mais Stellantis, sem contar com a possibilidade de contratação ao término do curso.
“A fase prática, que se inicia agora, marca um momento decisivo: é a oportunidade de transformar o conhecimento teórico adquirido em experiências reais dentro de um ambiente dinâmico. Estamos totalmente comprometidos em fornecer o suporte necessário para que esses jovens cresçam e façam uma contribuição significativa ao futuro da tecnologia automotiva”, conclui Fábio.
Com essa iniciativa, a Stellantis reforça seu compromisso com a responsabilidade social, criando oportunidades de inclusão no mercado de trabalho para jovens de escolas públicas e fortalecendo sua conexão com o Senai para o desenvolvimento de profissionais qualificados em áreas tecnológicas.