O interior do novo Audi Q6 e-tron, que será lançado no próximo ano no Brasil, adota a filosofia de design que irá direcionar o interior dos próximos modelos de produção em série da marca das quatro argolas. Com foco integral nas necessidades dos usuários, o cockpit combina um design tridimensional com alto contraste a uma arquitetura espacial que oferece tecnologia, estética e sustentabilidade em perfeito equilíbrio. O Audi Q6 e-tron é o primeiro da série de modelos da fabricante que adotam a recém-desenvolvida plataforma elétrica premium, ou Premium Platform Electric (PPE), em inglês.
O chamado “Softwrap”, que reveste a parte inferior do painel central com opção de diversos materiais, se estende desde as portas e atravessa todo o cockpit até o console central, criando uma sensação de espaço homogêneo. As cores e os materiais de alta qualidade, alguns deles feitos de materiais reciclados, também são utilizados nos assentos.
Dessa forma, todos os componentes da cabine estão integrados como um único espaço. Todos os materiais, dos macios até as peças em preto brilhante, foram selecionados pensando na funcionalidade e destacam as diversas partes da cabine por meio do design.
O acabamento interno torna-se agora um elemento de design funcional. Além de proporcionar uma sensação de amplitude, tal filosofia cria clareza, conforto e aconchego. As saídas de ar horizontais estreitas contribuem harmoniosamente para o visual. Um conjunto de controles está integrado na maçaneta da porta do lado do motorista e combina perfeitamente com o cockpit. Ele possui as funções mais importantes, como configurações de espelhos, funções de assento e porta e configurações de luz e visibilidade.
Alguns dos materiais utilizados no chamado “Softwrap” são produzidos de forma sustentável, como o tecido reciclado Elastic Melange, que é feito de poliéster 100% reciclado. Os bancos esportivos com costuras contrastantes também estão disponíveis opcionalmente em Elastic Melange. O tecido Argument, por sua vez, está disponível como opção para os assentos e para o forro do teto.
Graças à nova plataforma PPE, desenvolvida especialmente para a mobilidade elétrica, o veículo também possui um interior espaçoso altamente adequado para o uso diário, com diversos nichos e porta-objetos. O console central possui dois porta-copos, uma bandeja e duas entradas para carregamento de smartphones. Como é característico dos veículos elétricos sem túnel central, há espaço extra para as pernas, priorizando a mobilidade dos ocupantes.
O porta-malas oferece 526 litros – quando os assentos traseiros são rebatidos, o espaço sobe para até 1.529 litros. Os bancos traseiros rebatem-se individualmente (40:20:40) e há um espaço adicional de 64 litros sob o capô dianteiro.
O interior é dominado pelo “palco digital” com o display panorâmico Audi MMI e o display do passageiro dianteiro MMI. Os displays estão perfeitamente integrados no conceito de design e proporcionam ao interior uma sensação espaçosa e arejada. O display panorâmico Audi MMI apresenta um design curvo e contempla a tecnologia OLED. As telas contam com com Audi virtual cockpit de 11,9 polegadas, além do display MMI touch de 14,5 polegadas. A tela com forma curva lembra o Singleframe, identidade da Audi, e a iluminação ambiente faz com que a tela curva pareça flutuar à noite.
Para o passageiro dianteiro, opcionalmente, o palco digital é complementado individualmente por um display MMI de 10,9 polegadas, que está perfeitamente integrado ao design do painel. Um modo de privacidade permite que o passageiro assista a filmes sem distrair o motorista. Ao mesmo tempo, permite ao passageiro auxiliar o condutor, por exemplo, na navegação.
O head-up display com realidade aumentada representa um avanço significativo na tecnologia e mostra informações relevantes como velocidade, sinais de trânsito e ícones de assistência e navegação. A imagem virtual cria a impressão de que os itens exibidos estão flutuando a até 200 metros de distância e interagem com o ambiente. O motorista consegue entender o funcionamento das telas também em condições de baixa visibilidade.