A feira CES (sigla para Consumer Electronics Show) ocorre todos os anos nos Estados Unidos desde 1967, mas que só nos últimos tempos vem sendo encarada por algumas montadoras como uma excelente vitrine para antecipar um pouco do futuro dos automóveis. Em 2023, os carros-conceito mostrados prometem inspirar automóveis de produção em série a serem apresentados daqui a alguns anos.
O BMW i Vision Dee é um sedã médio de estilo minimalista traz uma evolução da tecnologia E Ink, que estreou em 2022 no conceito BMW iX Flow e permitia alterar a cor da carroceria entre branco, cinza e preto. Agora, existe a possibilidade de escolher entre 32 cores na parte externa. Ele é capaz de manifestar diferentes expressões faciais, permitindo ao carro manifestar visualmente suas variações de humor, como alegria, espanto ou aprovação.
Outra novidade presente no i Vision Dee é a evolução do Head-Up Display, que agora se estende por toda a largura do para-brisa e permite, pela realidade ampliada, ter acesso ao metaverso. A partir de 2025, este item estará presente na próxima geração de modelos de produção da marca (Neue Klasse), e poderá substituir as telas dos sistemas multimídia de hoje.
Já a picape Ram 1500 Revolution é o primeiro produto totalmente elétrico da marca. O modelo apresentado agora é um carro-conceito, mas dará origem a uma versão de produção em série capaz de ser recarregável em uma tomada, que deverá ser apresentada ainda este ano e comercializada a partir de 2024.
Baseada na plataforma STLA Frame EV e com construção de carroceria sobre chassi, a 1500 Revolution traz esterçamento nas quatro rodas com até 15 graus de articulação, suspensão pneumática ajustável em três modos (entrada/saída, aerodinâmica e off-road), carregador robô indutivo (Ram Charger), tração integral, modos de cabine, reconhecimento de identidade biométrica, captura de fotos e vídeos em 360 graus, modo de condução autônomo de nível 3 e head-up display com realidade aumentada. Segundo a marca, será possível adicionar até 160 km de autonomia em aproximadamente 10 minutos de carregamento em corrente contínua (DC) de 800 Volts a até 350 kW, bem mais ágil do que a maioria das recargas atuais.
E o Peugeot Inception tem a ambição de materializar a visão da marca francesa para os seus futuros veículos elétricos. Os modelo lançados a partir de 2025 terão linhas parecidas com as deste carro-conceito, que traz bateria de 100 kWh e percorre 800 km com apenas uma carga completa. Seu consumo de energia é de 12,5 kWh por 100 km, similar ao de um veículo elétrico compacto. A bateria recarrega o equivalente de 30 km de autonomia em um minuto, ou 150 quilômetros em cinco minutos. O Peugeot Inception se recarrega por indução, não precisando de cabo.
O sedã elétrico tem 5 metros de comprimento por apenas 1,30 metro de altura. Dois motores elétricos compactos, um na frente e outro atrás, enviam tração para as quatro rodas. A potência combinada chega a 680 cavalos (500 kW). Conforme a Peugeot, a aceleração de 0 a 100 km/h é efetuada em menos de 3 segundos.
Com certeza, o futuro dos automóveis será eletrizante!
Sobre o Autor
Júlio Max é editor-chefe do site automotivo Auto REALIDADE desde 2009 e especializado em redação textual, fotografia, gravações de vídeos e gerenciamento das mídias sociais. Também é Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Piauí e Técnico em Logística pelo Senac-PI. A Coluna do Auto REALIDADE vai ao ar nos sites Motor Mais e Lupa1.