A Equipe Nissan de Fórmula E disputará o E-Prix de Londres no próximo final de semana, válido pelas rodadas 16 e 17 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E 2025/26. A etapa decisiva da temporada também marcará o fim da era GEN3 da Fórmula E, encerrando um dos capítulos mais competitivos da história da categoria.
Após duas sólidas chegadas na zona de pontuação na etapa caseira da equipe em Tóquio, no mês passado, Oliver Rowland segue firme na disputa para manter seu título de campeão entre os pilotos. O britânico ocupa atualmente a quarta colocação no campeonato, apenas 14 pontos atrás do líder. Enquanto isso, Norman Nato buscará dar sequência ao forte desempenho demonstrado no Japão, onde uma excelente recuperação no pelotão durante a corrida de domingo lhe garantiu o sexto lugar e pontos importantes para a equipe.
Londres frequentemente apresenta um desafio único para a Equipe Nissan, mas ambos os pilotos já viveram momentos marcantes no circuito. Rowland conquistou uma vitória na pista em 2024, enquanto Nato pontuou em cada uma de suas últimas três participações no traçado. Desde seu retorno ao calendário na Temporada 8, o E-Prix de Londres tornou-se um dos eventos favoritos dos fãs graças ao seu layout exclusivo, metade coberto e metade ao ar livre. A prova sediou a decisão do campeonato durante toda a era GEN3, consolidando-se como uma das etapas mais características da categoria.

Com 2,09 quilômetros de extensão, o circuito do ExCeL Londres é o mais curto e um dos mais estreitos do calendário da Temporada 12. A volta começa dentro do centro de exposições antes de seguir para a área externa. As oportunidades de ultrapassagem são limitadas até a aproximação da curva 10 e da curva 16, onde o circuito retorna ao ambiente interno.
A decisão da temporada começa na sexta-feira com o Treino Livre 1. As sessões classificatórias de sábado e domingo terão início às 10h40 (horário de Londres), enquanto as corridas largam às 15h05 em ambos os dias. A prova de sábado contará com a parada obrigatória do Pit Boost, enquanto a corrida de domingo seguirá o formato tradicional da Fórmula E, impondo desafios distintos para equipes e pilotos no encerramento da temporada.

Tommaso Volpe, diretor-geral e chefe de equipe:“A temporada 12 foi desafiadora para nós, com muitos altos e baixos, mas graças ao trabalho árduo de toda a equipe chegamos ao final de semana decisivo ainda brigando por um segundo Campeonato Mundial de Pilotos consecutivo com Oliver. Esta temporada mostrou mais uma vez o quanto a Fórmula E se tornou competitiva e o fato de o título ser decidido apenas na rodada dupla final é a prova disso. Londres é sempre um evento especial para nós. O Reino Unido é um mercado muito importante para a Nissan, e competir diante de nossos fãs e parceiros na etapa final da temporada torna tudo ainda mais significativo. Ao chegarmos ao fim da era GEN3, é ótimo ver a disputa pelo campeonato seguir aberta até o último fim de semana. Londres é uma das pistas mais complexas do calendário e, com duas corridas restantes e uma disputa tão equilibrada pelo título de pilotos. A expectativa é de um encerramento emocionante para a temporada.”
Oliver Rowland, piloto: “Estou ansioso para voltar à pista na minha corrida em casa e fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para reduzir a diferença na disputa pelo título. Sinto que maximizamos nosso potencial neste ano. Nem sempre tivemos o carro mais rápido, mas conseguimos permanecer na luta até o fim. Historicamente, Londres não tem sido nossa melhor pista. O traçado tem baixa aderência e muitas ondulações, embora seja extremamente divertido explorar seus limites na classificação. A Fórmula E é imprevisível, então vamos nos preparar como sempre fazemos para nos colocarmos na melhor posição possível para o fim de semana.”

Norman Nato, piloto: “Londres é sempre uma corrida movimentada. É um circuito divertido, mas desafiador, e como as ultrapassagens são difíceis, a classificação terá uma importância ainda maior. O traçado semifechado é único e muito interessante para pilotar. Nosso objetivo continua o mesmo: fazer a melhor preparação possível para começar bem o fim de semana e buscar encerrar a temporada com uma boa pontuação.”
Sam Bird, piloto reserva e de desenvolvimento: “A pista de Londres é praticamente uma história de duas metades. A parte interna é muito lisa e oferece alta aderência, enquanto a seção externa é mais ondulada e tem baixa aderência. Devido às características deste circuito apertado, a classificação será fundamental e, para conquistar muitos pontos, é preciso largar nas primeiras filas. As corridas são sempre difíceis porque ultrapassar é muito complicado, e os diferentes níveis de aderência desafiam equipes e pilotos a encontrar o melhor acerto possível para o carro. Ainda assim, tenho total confiança de que nossa equipe pode ter um excelente fim de semana.”










