Extreme E, a série de ralis off-road elétricos ‘Sport for Purpose’ confirmou que a antiga mina de carvão a céu aberto de Glenmuckloch em Dumfries e Galloway, na Escócia, sediará sua próxima corrida, o Hydro X Prix, nos dias 13 e 14 de maio de 2023.
Nomes lendários do automobilismo mundial participam da série, incluindo Lewis Hamilton, Nico Rosberg, Jenson Button, McLaren, Andretti e Carl Cox, a antiga mina de carvão restaurada, que está prestes a passar pela próxima fase de sua grande transformação em uma central hidrelétrica de armazenamento por bombeamento (PSH) e o parque eólico serão um cenário emocionante para o esporte, que utiliza sua plataforma para aumentar a conscientização sobre as mudanças climáticas e dar visibilidade a soluções globais para combater o problema.
Há apenas 18 meses, os líderes mundiais se reuniram em Glasgow para a COP26, com o objetivo de garantir emissões globais líquidas zero até meados deste século. Como uma série de rally off-road que se concentra na promoção de veículos elétricos e inovações em energia limpa, a antiga mina é o anfiteatro natural perfeito para mostrar a transição necessária da indústria de combustíveis fósseis para um futuro de energia limpa. Também será um exemplo impactante de como a água pode desempenhar um papel fundamental para o desenvolvimento das futuras energias renováveis e para a conservação saudável.
Juntamente com outros destinos de corrida remotos que até agora incluíram a Groenlândia, o Deserto de Atacama no Chile, a Arábia Saudita e o Senegal, na costa oeste da África, o Hydro X Prix representa um emocionante retorno da série esportiva com propósito à Escócia em sua terceira temporada, criando o oportunidade de destacar problemas climáticos e soluções que não são apenas globais, mas que também devem ocorrer o quanto antes.
A Extreme E oferece um emocionante formato de corrida roda a roda e também uma plataforma de esporte motorizado com igualdade de gênero, pioneira no mundo, onde homens e mulheres competem nas mesmas condições.
A Extreme E também embarcará em seu próprio projeto liderado pela comunidade, como parte de seu Programa de Legado, para implementar um projeto de vários estágios focado em mitigar os efeitos das mudanças climáticas nas populações locais de salmão. Desde o impressionante replantio de mais de mil árvores até o uso de tecnologias inovadoras que a Vodafone Business está implementando para monitorar o habitat, o Extreme E se concentrará em uma transformação de longo prazo da área do rio Nith que protegerá os estoques de salmão tão importantes para as indústrias locais.
Do ponto de vista esportivo, as corridas na Escócia serão mais emocionantes do que nunca, com um percurso que está sendo projetado neste momento e incluirá os obstáculos naturais do terreno escocês, colocando mais uma vez à prova ODYSSEY 21, o veículo totalmente elétrico utilizado no campeonato.
O centro de operações flutuante da Extreme E, o navio St Helena, que foi construído em Aberdeen e passou a ocupar um papel fundamental no sustento da ilha de Santa Helena pelos próximos 30 anos, chegará a Glasgow em meados de abril para começar a descarregar sua carga, incluindo os veículos, para sua utilização no evento.
Ao ser um esporte que a sério seu impacto, muitas medidas são adotadas para que o evento tenha a menor pegada de carbono possível. Essas medidas incluem limitar a quantidade de pessoas de cada equipe que podem comparecer ao evento, a realização de trabalho remoto e, principalmente, não ter espectadores no local.
A ação da corrida poderá ser vista ao vivo na STV e na ITV, no Reino Unido, no sábado 13 e no domingo 14 de maio. Consulte aqui para saber onde ver a corrida em outros países.
Calendário da 3ª Temporada
Arábia Saudita: 11 e 12 de março de 2023
Escócia, Reino Unido: 13 e 14 de maio de 2023
Sardenha, Itália: 08 e 09 de julho de 2023
Amazon ou EUA: 16 e 17 de setembro de 2023
Chile: 02 e 03 de dezembro de 2023