domingo, maio 11, 2025
  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Contatos
No Result
View All Result
Motor Mais
  • HOME
  • NOTÍCIAS
  • AUTOMÓVEIS
  • MOTOS
  • CAMINHÕES
  • ÔNIBUS
  • AUTOMOBILISMO
  • DICAS E SERVIÇOS
  • HOME
  • NOTÍCIAS
  • AUTOMÓVEIS
  • MOTOS
  • CAMINHÕES
  • ÔNIBUS
  • AUTOMOBILISMO
  • DICAS E SERVIÇOS
No Result
View All Result
Motor Mais
No Result
View All Result
Home NOTÍCIAS

Fundação Volkswagen completa 36 anos e amplia para 18 o número de Estados brasileiros já atendidos em seu histórico

Redação por Redação
novembro 16, 2015
em NOTÍCIAS
Citroen
A Fundação Volkswagen comemora hoje (13/11) seu aniversário de 36 anos de trabalho em prol de um futuro melhor para comunidades brasileiras. Responsável por coordenar os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil, a Fundação Volkswagen oferece dez projetos sociais (sete Educacionais e três de Desenvolvimento Social). Em 2015, ampliou para 18 o número de Estados brasileiros já atendidos em seu histórico de atuação: chegou ao Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Sergipe, além dos que já haviam sido atendidos: Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo.
Neste ano, a Fundação Volkswagen lançou o projeto “Aprendendo com Arte”, que forma educadores da rede pública para disseminar conhecimentos sobre artes de forma prática e interativa, trabalhando com novas tecnologias em aula e visitando espaços culturais. O “Aprendendo com Arte” tem duas versões: on-line – oferecida na Plataforma do Letramento (www.plataformadoletramento.org.br), que é o ambiente virtual de aprendizagem da Fundação Volkswagen – e outra semipresencial, oferecida para 120 professores de Cariacica (ES) e Aracaju (SE), marcando a chegada da Fundação ao Sergipe; a previsão é que esses conhecimentos sejam multiplicados para, pelo menos, 3.600 alunos.
 
Entre os materiais didáticos do “Aprendendo com  Arte” estão livros e itens multimídia, incluindo o “Caderno Arte + Educação”, produzido por especialistas em arte e educação. O caderno também foi disponibilizado para Secretarias Municipais de Educação do Brasil e está na “Plataforma do Letramento” para leitura e download. O “Aprendendo com Arte” é um desdobramento de outro projeto da Fundação Volkswagen, o “Aprender na Pinacoteca”, que beneficiou 6.147 alunos e 258 educadores das cidades paulistas de São Bernardo do Campo e Taubaté, onde a Volkswagen do Brasil tem fábricas, além de São Paulo.
O projeto “Entre na Roda”, que forma educadores e voluntários para atuarem incentivando o gosto pela leitura, também teve novidades neste ano: oficinas inéditas de formação on-line, totalizando 400 vagas, na “Plataforma do Letramento”. Em 2015, a versão presencial do “Entre na Roda” também estreou nos novos Estados atendidos: Amazonas, Maranhão e Mato Grosso do Sul. O projeto é oferecido pela Fundação Volkswagen desde 2003 e já disponibilizou, até 2014, 5.969 vagas para mediadores, beneficiando indiretamente 677.640 pessoas, em 304 cidades, de Alagoas, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo.
 
“A Fundação Volkswagen tem a missão clara de transformar vidas e ajudar a construir um futuro melhor para comunidades brasileiras, promovendo o desenvolvimento social e a melhoria da qualidade do ensino público. Neste ano, a Fundação Volkswagen ampliou ainda mais sua abrangência: chegou a cinco novos Estados brasileiros, totalizando agora 18 já atendidos. Também lançou os cursos on-line, que permitem uma atuação sem fronteiras”, afirmou o superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Dr. Eduardo Barros.
“Para fortalecer seu trabalho, a Fundação Volkswagen mantém parcerias com os setores público, privado e a sociedade civil organizada (ONGs). Essa atuação em conjunto tem a meta de implementar projetos que influenciem políticas públicas e que sejam sustentáveis a longo prazo”, afirma a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.
 
Dos dez projetos da Fundação Volkswagen, três são de Desenvolvimento Social (Costurando o Futuro, Volkswagen na Comunidade e Instituto Baccarelli) e sete de Educação (Aceleração da Aprendizagem, Aprendendo com Arte, Brincar, Entre na Roda, Jogo da Vida em Trânsito, Plataforma do Letramento e Pró-Educar Brasil). Os projetos educacionais beneficiaram na última década, até 2014, 1.374.630 alunos em todo Brasil e ofereceram formação continuada a 18 mil educadores da rede pública. Os de Desenvolvimento Social atenderam mais de 28 mil pessoas.
Compromisso com a segurança, educação e cidadania no trânsito
Promover segurança, educação e cidadania no trânsito é outro trabalho da Fundação Volkswagen por meio do projeto “Jogo da Vida em Trânsito (JVT)”, que neste ano recebeu a chancela do Ministério das Cidades – Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) como importante ferramenta educacional para o desenvolvimento da capacidade de análise e reflexão sobre as questões de mobilidade e segurança. Com a chancela, o programa se firmou como uma das referências sobre educação para o trânsito no País. Com foco na formação do condutor consciente por meio do game educativo “Autópolis” e de roteiro de aulas para professores, o “Jogo da Vida em Trânsito” já beneficiou 17 mil alunos e 564 professores em 46 cidades do Amapá, Piauí e São Paulo. O projeto também conta com a plataforma on-line “JVT na rede” (http://www.jvt.org.br), para uso em aula, na qual o game pode ser acessado.
Neste ano, a Fundação Volkswagen também firmou parceria com o Detran.SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) e ofereceu a oficina on-line “Jogos pela mudança: Aprenda a criar!”, como parte da programação oficial da Semana Nacional de Trânsito 2015. No curso, os mais de 500 participantes aprenderam a desenvolver jogos de educação no trânsito.
Conheça outras novidades dos projetos em 2015
Aceleração da Aprendizagem
 
Em 2015, a Fundação Volkswagen chegou ao Mato Grosso com o programa educacional “Aceleração da Aprendizagem”, oferecendo 460 vagas para alunos e 63 vagas para educadores de Sinop e Sorriso. Neste ano, o projeto também ampliou a parceria com a Bahia, oferecendo 660 vagas para alunos e 99 vagas para educadores de Lauro de Freitas e Dias D’Ávila; em 2014, o programa já havia beneficiado 1.223 alunos e 145 educadores em Simões Filho e Camaçari. Além da Bahia, o projeto beneficiou 2.619 alunos e 394 educadores da Paraíba, Mato Grosso, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
 
O “Aceleração da Aprendizagem” reduz a defasagem idade série no Ensino Fundamental, evitando evasão escolar. Para que alunos multirrepetentes não fiquem desmotivados, o projeto apoia esses estudantes de forma individual e intensiva, em classes de aceleração, onde eles são preparados por dois anos; depois ingressam na série adequada à sua idade. A formação dos educadores conta com material pedagógico exclusivo. O “Aceleração da Aprendizagem” foi selecionado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2010 como importante tecnologia educacional que contribui para a redução da distorção idade série.
Volkswagen na Comunidade: recorde de inscrições
O concurso “Volkswagen na Comunidade” chegou à 8ª edição, na qual reconheceu os 11 projetos sociais vencedores (dos Estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul) com prêmio em dinheiro para ser investido em ações de transformação social. As instituições vencedoras e as finalistas ainda ganharam curso de Gestão de Projetos Sociais. Neste ano, o “Volkswagen na Comunidade” teve recorde de inscrições: foram 707 projetos indicados por colaboradores que atuam voluntariamente nessas organizações. Participam colaboradores da Volkswagen do Brasil e da MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e MAN, com sede em Resende (RJ).
Em seu histórico, o “Volkswagen na Comunidade” já entregou 73 prêmios em dinheiro, beneficiando 18.239 pessoas diretamente. As oito edições realizadas somam 3.560 projetos inscritos em todo o Brasil.
Costurando o Futuro: exemplo de sustentabilidade
 
O projeto “Costurando o Futuro” oferece oficinas de capacitação técnica em corte, costura, design, gestão organizacional, administração e visão de negócios. Nas aulas, são confeccionados bolsas, mochilas e acessórios com tecidos automotivos e uniformes usados por colaboradores da Volkswagen do Brasil que seriam descartados em aterros. Dessa forma, o projeto atua nos três pilares da sustentabilidade: além do foco social e econômico, gerando trabalho e renda para comunidades do entorno de fábricas da Volkswagen do Brasil, tem atuação ambiental, reduzindo o descarte de materiais.
Neste ano, o “Costurando o Futuro” iniciou nova fase em São José dos Pinhais, onde a Volkswagen também tem fábrica, incentivando as 90 participantes do projeto a se tornarem empreendedoras, trabalhando de forma autônoma. O “Costurando o Futuro” teve início em 2009, em São Bernardo do Campo: foram formadas 160 pessoas e algumas criaram o próprio negócio: a microempresa de confecções Tecoste (Tecido, Costura e Arte). O “Costurando o Futuro” reutilizou 72 toneladas de tecido.
Plataforma do Letramento: referência no ensino a distância
 
A “Plataforma do Letramento” (www.plataformadoletramento.org.br) oferece formação on-line, intercâmbio de experiências educacionais, materiais pedagógicos de projetos da Fundação Volkswagen, entre outras atividades, sendo espaço de referência em letramento. Neste ano, o ambiente virtual de aprendizagem da Fundação Volkswagen lançou oficinas, além de games sobre alfabetização. Com esse ambiente aberto e gratuito, voltado aos educadores que trabalham com o ensino da leitura e da escrita, a Fundação Volkswagen ampliou suas fronteiras de atuação. Desde seu lançamento, já formam contabilizadas mais de 1,5 milhão de visualizações de páginas por usuários do Brasil e Exterior.
Instituto Baccarelli terá concerto em dezembro
Desde o ano 2000, a Volkswagen do Brasil patrocina o Instituto Baccarelli, com sede na comunidade paulistana de Heliópolis, que oferece programas socioculturais, formação musical e artística de excelência para crianças e jovens, proporcionando desenvolvimento pessoal e profissionalização na música. Um dos projetos é a Orquestra Sinfônica Heliópolis (OSH), que encerrará sua Temporada 2015 com apresentação no dia 20/12, às 16h, na Sala São Paulo. Mais informações no site: http://institutobaccarelli.org.br/a-temporada/

Related Posts

Iveco segue crescendo, apesar de cenário econômico desafiador
CAMINHÕES

Iveco segue crescendo, apesar de cenário econômico desafiador

Fiat Pulse ultrapassa marca de 100 mil unidades produzidas em Betim
AUTOMÓVEIS

Fiat Pulse ultrapassa marca de 100 mil unidades produzidas em Betim

Nissan Frontier chega à linha 2024 ainda mais competitiva
AUTOMÓVEIS

Nissan Frontier chega à linha 2024 ainda mais competitiva

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

https://motormais.com/wp-content/uploads/2025/04/HV_CIT_BASALT_30_ONLINE_v28_MIX_COR_v03_MIX_SemOferta_COPIA_DIGI.mp4

Recentes

Moto Morini inicia montagem no Brasil e marca o retorno do luxo italiano às ruas

Moto Morini inicia montagem no Brasil e marca o retorno do luxo italiano às ruas

Fiat apresenta Fastback e Pulse híbridos

Fiat mantém a liderança do mercado brasileiro em abril

Audi abre pré-venda do inédito A6 Sportback e-tron

Audi abre pré-venda do inédito A6 Sportback e-tron

Stellantis abre novas oportunidades exclusivas para Pessoas com Deficiência (PCD) em diversas localidades

Stellantis abre novas oportunidades exclusivas para Pessoas com Deficiência (PCD) em diversas localidades

Ram encerra abril com forte crescimento das vendas e presença robusta na Agrishow

Ram encerra abril com forte crescimento das vendas e presença robusta na Agrishow

  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Contatos

© 2023 - Desenvolvido por webmundo Soluções Interativas

No Result
View All Result
  • HOME
  • NOTÍCIAS
  • AUTOMÓVEIS
  • MOTOS
  • CAMINHÕES
  • ÔNIBUS
  • AUTOMOBILISMO
  • DICAS E SERVIÇOS

© 2023 - Desenvolvido por webmundo Soluções Interativas