A Amazon acaba de realizar o seu maior pedido de caminhões pesados elétricos à bateria, escolhendo para isso mais de 200 eActros 600 da Mercedes-Benz Trucks. Este é também o maior pedido de veículos elétricos na história da fabricante de caminhões.
Os caminhões elétricos eActros 600 da Mercedes-Benz serão utilizados em rotas mais extensas, que compõem a rede de média quilometragem da Amazon, transportando contêineres de carga de e para os centros de atendimento, centros de triagem e postos de entrega da companhia. Com mais de 140 caminhões a serem destinados ao Reino Unido e mais de 50 à Alemanha, a previsão é de que os eActros 600 transportem mais de 350 milhões de encomendas com zero emissões no escapamento.
Esse pedido expressivo foi precedido por testes práticos de um protótipo do eActros 600 em um dos centros de logística da Amazon na Alemanha.
Karin Rådström, presidente do Conselho de Administração da Daimler Truck AG, enfatiza: “Estamos muito contentes que a Amazon, pioneira na transformação para propulsões alternativas, tenha escolhido o nosso eActros 600, um divisor de águas para o transporte sustentável”.
Stina Fagerman, chefe de Marketing, Vendas e Serviços da Mercedes-Benz Trucks, acrescenta: “A Amazon é um importante cliente para nós na jornada em direção ao transporte neutro em CO2. Um protótipo do eActros 600 já foi testado pela Amazon, fornecendo insights valiosos antes do início da produção em série. Portanto, estamos muito satisfeitos com este pedido de caminhões eActros 600”.
Andreas Marschner, vice-presidente de Sustentabilidade de Operações Globais da Amazon, afirmou: “O pedido de mais de 200 eActros 600 ressalta nosso compromisso em sermos líderes na eletrificação de nossa rede de transporte na Europa. Este é o maior pedido de caminhões pesados elétricos da Amazon até o momento em qualquer lugar do mundo, sendo um passo importante à medida que trabalhamos para realizar nosso compromisso com a iniciativa global Climate Pledge de atingir emissões líquidas de carbono zero em nossas operações até 2040”.
O caminhão elétrico à bateria Mercedes-Benz eActros 600 para transporte de longas distâncias teve sua estreia mundial no final de 2023. A alta capacidade da bateria de mais de 600 quilowatts-hora [1] – daí a designação do modelo como “600” – e um novo eixo de transmissão elétrico desenvolvido internamente permitem que o caminhão elétrico alcance uma autonomia de 500 quilômetros [2] sem recarga intermediária. Essa autonomia é alcançada em condições muito realistas e práticas com um PBTC de 40 toneladas, que também pode ser consideravelmente maior dependendo do estilo de direção e da rota.
O eActros 600 será capaz de cobrir bem mais de 1.000 quilômetros por dia. A recarga intermediária durante os intervalos de descanso do motorista, mesmo sem que a recarga seja feita em megawatts, torna isso possível, desde que haja opções de recarga disponíveis. Além da recarga CCS com até 400 kW, o eActros 600 permite a recarga em megawatts (MCS).