A Nissan tem um sedã para incomodar muito as vendas do Corolla, principalmente as versões com o 2.0 aspirado.
Testamos o Sentra, que conta com um grande destaque na área frontal. A grade “V-motion” apresenta acabamento cromado brilhante. Os faróis são de LED com luzes de condução diurna (DTRL) e toda a linha ganhou o novo logotipo da marca japonesa na frente e na tampa traseira e chave I-Key redesenhada. Em dimensões, são 4.646 mm, ou 10 mm a mais que o anterior, e com um melhor aproveitamento do entre-eixos, que foi de 2.700 mm para 2.707 mm. O Sentra ficou mais largo e mais baixo, o que dá uma impressão diferente de porte, mais “premium”. Observe que as linhas laterais também mudam bastante. A linha de cintura ficou mais alta, com um vinco vindo pela maçaneta dianteira e subindo para a caixa de roda traseira. O volante é o mesmo que conhecemos de Kicks, Versa e Frontier, aqui com as aletas de trocas de marchas.
O sedã também incorpora de série, nas duas versões – Advance e Exclusive –, o travamento automático das portas com o carro em movimento, destravamento automático das portas em caso de acidente e acionamento automático do pisca-alerta, em caso de colisão. O modelo traz ainda teto solar, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 17 diamantadas e grade inferior no para-choque traseiro. O console central elevado tem diversos porta-objetos e uma área para colocar o smartphone, mas, não tem um carregador por indução.
Quando você parar o veículo, é automático você procurar o freio de mão, que geralmente, fica no console central. Mas, cadê o freio de estacionamento do Sentra? Calma, está no pedal, acionado pelo motorista com o pé. Eu, particularmente não gosto. Mas, a Nissan ressalta que isso é o futuro.
Neste calor de Teresina, ar-condicionado é essencial. No Sentra ele é de duas zonas, tem também o sistema multimídia com a tela de 8″ com espelhamentos por fio, três saídas de ar centrais redondas e o painel de instrumentos com a tela de 7″ de boa definição. Gostei muito deste interior amplo, cheio de porta trecos. No banco traseiro, o espaço para as pernas é muito bom! Capacidade de carga conta com porta-malas de 466 litros.
O motor é o 2.0 MR20. Chamado de MR20DD, tem injeção direta, cabeçote com variador de fase na admissão e escape que atua em diversas faixas de rotação. O câmbio CVT XTRONIC de oitava geração, que simula oito marchas, inclui conversor de torque com resposta mais rápida e a função D-Step, que maximiza o torque sem sacrificar o controle e o conforto nas partidas e ultrapassagens.
O Nissan Sentra vem equipado com Alerta Avançado de Colisão Frontal (I-FCW); Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA); Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (I-DA); Alerta Inteligente de Mudança de Faixa (LDW); Monitoramento de Ponto Cego (BSI); Faróis Automáticos Inteligentes (HBA); Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus (TPMS); Piloto Automático Inteligente (ICC) e Visão 360º Inteligente com Detecção de Objetos em Movimento (AVM + MOD), sendo esses últimos dois disponíveis na versão Exclusive.
Os equipamentos de reação são o Assistente Inteligente de Frenagem (FEB), Assistente Inteligente de Prevenção de Mudança de Faixa (I-LI) e o Controle Dinâmico de Chassi Integrado, que utiliza recursos do controle de tração, de distribuição automática de frenagem e assistente de frenagem para manter o carro na trajetória correta.
O sedã conta ainda com seis airbags (frontais, cabeça e laterais) e uma estrutura reforçada de carroceria para melhor resistência aos choques. O sistema Isofix de fixação de cadeiras infantis, cintos de três pontos e todos os assentos com apoios de cabeça complementam a segurança dos passageiros.