Todo motorista que adquire um carro seminovo deseja não ter gastos extras com manutenção e não quer visitar o mecânico de confiança tão cedo. Entretanto, o CESVI BRASIL, Centro de Experimentação e Segurança Viária da MAPFRE, alerta para alguns itens que podem ser avaliados e checados pelo motorista antes da compra.
 
Segundo o especialista Alessandro Rubio, coordenador técnico do CESVI BRASIL, tudo começa pela inspeção visual do comprador. “O primeiro item a ser conferido é o número de inscrição do chassi, para identificar se a numeração está sem remarcação e presente em todos os vidros do veículo. Além disso, vale examinar se há pontos de repintura, partes descascadas, com diferença de cor e até com partes da carroceria com texturas diferentes no verniz”, observa.
 
Enquanto estiver no pátio ou até mesmo na concessionária, peça auxilio ao vendedor para conferir a região do motor e identificar se os adesivos originais de fábrica continuam intactos ou se já sofreram algum tipo de alteração, o que pode indicar que o veículo já passou por alguns reparos.
 
O especialista ainda ressalta a importância de se ter aquela oficina de confiança para a ajudar na avaliação do veículo. “É essencial que o automóvel passe pela revisão de um mecânico, para verificar se há problemas na suspensão, se a longarina está alinhada ou já foi reparada por solda. Outra dica é conferir a atual condição dos parafusos que fixam os para-lamas e capô que podem mostrar se ele já foi substituído. Caso estejam marcados ou com sinais de irregularidades, podem indicar que a peça já foi alterada”, finaliza.
 
Por fim, o motorista pode optar por dar uma volta com o seu futuro carro pelo quarteirão e para identificar se, durante a frenagem, o veículo emite algum ruído ou ao pisar na embreagem para trocar de marcha há uma demora no acoplamento, o que dá indícios de desgastes no componente e de que, em breve, terá de ser feito um reparo.
Fonte: CESVI BRASIL
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Nissan comemora 20 anos de uma história de sucesso no Brasil

Da importação de carros à fabricante nacional de automóveis, marca consolida sua presença …