O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), órgão do Ministério das Cidades, definiu o tema da Semana Nacional de Trânsito de 2015: a “Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito – 2011/2020: Seja você a mudança no trânsito”. A semana é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, com a finalidade de conscientizar a sociedade sobre os altos índices de mortes e feridos em ruas e rodovias brasileiras e está prevista no Código de Trânsito Brasileiro.
O Conselho de Trânsito Brasileiro (Contran) estabelece o tema que deve ser promovido durante a semana pelos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito. As ações realizadas pelo Ministério das Cidades/Denatran contribuem com a “Década Mundial de Ações para Segurança no Trânsito”, que visa diminuir o número alarmante de pessoas que perdem a vida em acidentes de trânsito.
“É importante alertar que alterar esse quadro depende de mudar de atitude de todos os atores no trânsito: pedestres, ciclistas, passageiros e motoristas. O ator do trânsito deve ser tratado como alguém que tem o poder de decidir o seu destino e que é responsável pelas próprias ações e vai sofrer as consequências de suas escolhas”, disse o diretor do Denatran, Alberto Angerami.
O Departamento tem, por missão, cumprir a legislação de trânsito e a execução das normas e estabelecidas pelo Contran, mas também procura levar à sociedade uma nova forma de ver, entender e fazer trânsito. Um de seus objetivos é mostrar que trânsito é uma questão de cidadania e que faz parte do dia a dia de todas as pessoas, por isso, convoca a sociedade para refletir sobre a importância de um comportamento mais responsável e por mudanças de atitude no trânsito.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Fiat tem grande ação de vendas até sábado (24) em sua rede de concessionárias

Cronos Drive 1.3 com central multimídia por R$ 58.590 e Mobi Like 1.0 com parcelas a parti…