Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Lembre-se que o ato de pilotar uma motocicleta traz cansaço físico e mental, e a fadiga e o sono reduzem a capacidade de percepção no trânsito.

Viajar de moto pode representar uma das maiores sensações de liberdade e prazer para o motociclista. E tudo fica melhor ainda se a viagem for feita com a segurança necessária. Para isso, siga as dicas do CESVI.

• Planeje bem a sua viagem, traçando o roteiro e verificando as melhores alternativas de estradas, levando em consideração a previsão com os gastos, estadias, pedágios, postos de combustível e aceitação de cartões. Verifique a sua documentação, a da motocicleta e a do passageiro, quando houver.

• Nos deslocamentos em grupo, alinhe com os outros motociclistas o caminho que será feito, as paradas e também gestos comuns para comunicação, como acenos de mão ou luzes. Pilote com fila alternada, utilizando a largura total da pista e com um líder ditando o ritmo do deslocamento.

• Lembre-se que algumas rodovias cobram pedágio para motos. Por isso, leve um dinheiro na jaqueta para facilitar o pagamento!

• Antes de pegar a estrada, faça uma revisão na motocicleta, calibre os pneus, verifique as luzes e fixe bem as bagagens. Se possível, leve ferramentas básicas, reparador de pneus ou câmera extra. Dependendo da região para a qual você está indo, pode haver dificuldade de encontrar uma oficina especializada.

• Caso o pneu esteja muito gasto no centro da banda de rodagem, faça a troca.

• No momento em que estiver pilotando a motocicleta na estrada, fique atento a ventos fortes, apenas inclinando a motocicleta em sua direção, desacelerando gradualmente e remanejando o peso do corpo para frente. Evite desvios bruscos.

• Manchas de óleo na pista, piche, graxa ou sujeiras em geral oferecem grande risco à aderência e à estabilidade da motocicleta, principalmente quando estão combinadas com água, deixando a pista escorregadia. Evite transpor sobre essas manchas. Ao avistar ou perceber que está sobre uma mancha, ponha a motocicleta em posição vertical, desacelere gradualmente e evite manobras ou freadas bruscas. Saindo dessa situação, fique atento para que essas sujeiras não tenham envolvido o pneu.

• Em condições adversas no piso, como areia, pedras, buracos ou estradas de terra, diminua a velocidade, reduza uma marcha e mantenha uma suavidade na frenagem e nas manobras. Evite inclinar demais a motocicleta nessas condições.

• Lembre-se que o ato de pilotar uma motocicleta traz cansaço físico e mental, e a fadiga e o sono reduzem a capacidade de percepção no trânsito. Por isso, programe paradas para descansar e recuperar as energias. Assim sua viagem vai ser mais segura e prazerosa!

Fonte: CESVI BRASIL

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Artigos Relacionados
Leia mais em Motos
Comentários estão fechados

Veja também

Ford apresenta novo controle de trilhas off-road para F-150 Raptor e Ranger 2019

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.A Ford apresentou um novo recurso…