Cada vez mais aumenta o número de mulheres que viajam sozinhas. E também é bastante comum as motoristas não terem as orientações adequadas para a checagem de itens e detalhes que podem fazer toda a diferença para a segurança do automóvel nas estradas.
 
Marcos do Amaral, especialista e consultor técnico da Oficina Brasil – rede de serviços automotivos com mais de 50 lojas espalhadas pelo país – preparou algumas dicas básicas e preventivas para as mulheres se prepararem para as viagens de carro.
 
 – O primeiro item a ser revisado antes de uma viagem são os pneus: "é importante checar se os pneus estão com desgaste irregular, calibragem, alinhamento e balanceamento em dia", explica, e enfatiza a importância de levar o carro a um profissional: "o tráfego mais lento da cidade não deixa perceber o real estado dos pneus, e os problemas só aparecem em velocidades mais altas, ou seja, na estrada".
 
 – A segunda coisa é verificar o sistema de freios: "os freios não se resumem a disco e pastilha, são várias peças envolvidas no funcionamento da frenagem, desde o pedal até o fluído de freio, que também merece atenção especial, pois precisa ser trocado pelo menos uma vez por ano", enfatiza Amaral.
 
 – Alguns detalhes que parecem inofensivos também precisam estar na lista: jogo de palhetas (que devem estar em bom estado, pois do contrário perdem a propriedade), iluminação (verificar se não existem fusíveis queimados) e líquido do arrefecimento (mais conhecido como água do radiador).
 
De acordo com Amaral, é muito importante também as mulheres conhecerem o carro e suas especificações: "é imprescindível ler o manual do automóvel e saber onde ficam todos os acessórios, para saber como agir numa situação de emergência", finaliza ele.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Mercedes-Benz do Brasil é premiada por iniciativas de diversidade

Seguindo estratégia global da Daimler, Companhia valoriza as diferenças e fortalece a cult…