Respeito, cortesia, solidariedade e responsabilidade são fundamentais para que haja paz no trânsito e determinantes para a transformação do comportamento das pessoas que compõem esse ambiente. Conhecedor do seu papel educador, a Escola Piauiense de Trânsito (EPT), do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), alcançou em 2017 mais de 300 mil pessoas por meio de atividades educativas, entre blitzen e palestras em empresas e escolas públicas.
Ainda de acordo com o balanço da EPT, mais de 60 cidades de norte a sul do estado receberam os técnicos da escola e cerca de 300 ações foram realizadas. A escola possui um cronograma de ações e temas a serem desenvolvidos durante o ano, como os perigos da combinação álcool e direção, uso correto dos equipamentos de segurança e a importância da faixa de pedestre.
Jeovanna Moura, diretora da escola, destaca que as ações visam fomentar na sociedade a consciência para um trânsito mais seguro e cidadão. “Marcamos presença este ano, principalmente, em escolas, pois sabemos que os alunos são os melhores agentes motivadores da prática cidadã. São eles que observam os pais e os alertam para atitudes corretas, conversam com os colegas de classe reforçando o conhecimento e a importância do respeito à sinalização, entre outras situações”, pontua a diretora da EPT.
Água Branca, Avelino Lopes, Anísio de Abreu, Agricolândia, Alto Longá, Amarante, Bom Jesus, Barras, Bocaina, Barro Duro, Buriti dos Lopes, Batalha, Brasileira, Baixa Grande do Ribeiro, Castelo do Piauí e Campo Maior são algumas das 60 cidades visitadas pela Escola de Trânsito neste ano.
Ainda neste mês de dezembro, a escola inicia uma programação especial de educação, que se estenderá durante o mês de janeiro para conscientizar e alertar os condutores sobre os cuidados que se deve ter no trânsito para aproveitar as férias com segurança. Blitzen educativas serão realizadas na capital e no litoral.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Você sabe qual a melhor maneira de transportar seu cachorro em viagens?

*Por René Rodrigues Júnior Dezembro é o mês das festas, das confraternizações, do verão e …