A nova Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato, em São Bernardo do Campo (SP), foi oficialmente inaugurada e entregue para a população nesta sexta-feira, dia 2. A revitalização financiada pela Fundação Toyota do Brasil recuperou as condições do edifício, a praça, o entorno do espaço e foi entregue no prazo mínimo de sete meses. A cerimônia oficial no início da tarde contou com presenças do prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, o secretário de Cultura do município, Osvaldo de Oliveira Neto, o presidente da Toyota do Brasil, Koji Kondo, o CEO da Toyota para América Latina, Steve St.Angelo, o vice-presidente corporativo da Toyota do Brasil, Percival Maiante, e o presidente da Fundação Toyota do Brasil, Ricardo Bastos.
O investimento de R$ 5 milhões proporciona mais conforto aos usuários e segurança ao acervo. O pavimento térreo tem conceito de “biblioteca aberta”. O espaço é um ambiente único, dividido por estantes baixas, com fechamento em vidro. Após passar pelo controle de entrada, o usuário está livre para acessar os livros.
A nova Monteiro Lobato, uma demanda do Conselho de Orçamento Participativo do Município, também tem espaço infantil, sala temática e plataforma elevatória para as pessoas com mobilidade reduzida.  A maior novidade é a nova sala multiuso, para até 120 pessoas sentadas, contemplando o Espaço Café, que pode ser frequentado independente do funcionamento da biblioteca. No primeiro andar estão as salas e trabalho Braille, livros raros, espaço de estudos, espaço digital, gabinete de estudos, diretoria e a administração da unidade.
 
A obra ganhou ainda o conceito ‘verde’ por meio da instalação de painéis de energia solar e reúso de água da chuva. A captação do recurso hídrico é feita nos telhados por caixas que direcionam para uma cisterna, localizada na área gramada do espaço e que tem capacidade de cinco mil litros. A água é bombeada para um reservatório elevado e distribuída para os vasos sanitários dos banheiros da biblioteca. A expectativa é que haja uma redução de 30% no consumo de água potável. Já os painéis convertem os raios solares em energia elétrica, abastecendo os postes da área externa do espaço público e da praça Jorge Singer. Os painéis solares contam com uma fotocélula, sensor de luz autom&aacu te;tico, que identifica o baixo grau de luminosidade, garantindo a iluminação no período noturno ou de baixa luz por até 12 horas consecutivas.
 
Além disso, o espaço de estudos recebeu mais tecnologia. A Fundação Toyota do Brasil investiu na contratação de oito pontos de Wi-FI, que será gratuito para os visitantes, e na compra de 14 computadores, dois notebooks, dois tablets, dois videogames, que estão instalados no espaço digital.  
“A Toyota sempre apostou em iniciativas que estivessem ligadas ao desenvolvimento da sociedade brasileira. E reforçou o seu comprometimento por meio da Fundação Toyota do Brasil em 2009. Esta parceria é mais um compromisso com São Bernardo do Campo, que tem extrema importância para nossa história. Nós esperamos que a população aproveite bastante a nova Biblioteca Monteiro Lobato e que cuide dela com muito carinho”, enfatiza Ricardo Bastos, presidente da Fundação Toyota do Brasil.
Primeira cidade a receber uma fábrica da Toyota fora do Japão, São Bernardo do Campo tem importância histórica para a marca japonesa, que já apoiou projetos sociais na cidade como o Trilhas Culturais e Memória Local na Escola. Após a criação da Fundação Toyota do Brasil, em 2009, a entidade vem ampliando o investimento em ações que visam a formação dos cidadãos, na conservação do meio ambiente e na contribuição no desenvolvimento das comunidades.
A obra teve início em abril, sendo entregue antes do prazo de 15 meses como previsto no Diário Oficial da União. O valor original da reforma de até R$ 5 milhões também previsto no documento foi mantido sem a aplicação de investimento extra mesmo com o sistema de reuso de água, painéis solares e equipamentos eletrônicos, que não constavam no projeto inicial.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Nissan comemora 20 anos de uma história de sucesso no Brasil

Da importação de carros à fabricante nacional de automóveis, marca consolida sua presença …