Home Notícias Fundação Volkswagen lança o projeto educativo inédito “Aprendendo com Arte” em Cariacica (ES)

Fundação Volkswagen lança o projeto educativo inédito “Aprendendo com Arte” em Cariacica (ES)

Comentários desativados em Fundação Volkswagen lança o projeto educativo inédito “Aprendendo com Arte” em Cariacica (ES)
 
 
A Fundação Volkswagen, que é responsável por coordenar os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há 35 anos, acaba de lançar o projeto “Aprendendo com Arte”, que será oferecido na rede municipal de ensino de Cariacica, no Espírito Santo.
A cerimônia de assinatura do acordo de cooperação técnica foi realizada na manhã de hoje (26/3) na Secretaria Municipal de Educação de Cariacica e contou com a presença do Prefeito da Cidade, Geraldo Luzia de Oliveira Júnior; da secretária de Educação, Beatriz de Oliveira Andrade; do diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil e superintendente da Fundação Volkswagen, Dr. Eduardo Barros; da diretora de Relações Institucionais da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti; da coordenadora do Instituto Arte na Escola, Roseli Alves; e autoridades do município.
Com objetivos de promover o ensino da arte de forma aprofundada, didática e acessível a todos, como forma de inclusão cultural e social, o projeto “Aprendendo com a Arte” oferecerá formação a um total de 80 educadores do ensino fundamental, gestores de escola, professores de artes e/ou coordenadores pedagógicos em Cariacica. A previsão é que eles multipliquem os conhecimentos sobre artes para, pelo menos, 2.400 alunos de escolas públicas do município. Além de Cariacica, o projeto também será realizado em Aracaju (Sergipe).
A formação dos educadores terá duração de um ano, com encontros presenciais e a distância, que totalizam 85 horas de profundo conhecimento sobre artes visuais. Durante a formação, os educadores também mapeiam o patrimônio cultural local, inclusive com visitas guiadas em espaços como museus; participam de oficinas teóricas e práticas, debates, seminários e palestras. Ao final dos encontros de formação, os educadores promovem uma exposição em local público.
“O ‘Aprendendo com Arte’ oferece formação continuada a educadores das redes públicas de ensino que acreditam na educação como chave para transformar o mundo. A Fundação Volkswagen está sempre inovando e buscando novas formas de educar. Por isso, desde 1979, investe em projetos de educação e desenvolvimento social, promovendo e realizando ações que contribuam para a melhoria da qualidade da educação pública em nosso País e que fomentem o desenvolvimento social de comunidades de baixa renda”, afirma o superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Dr. Eduardo Barros.
O “Aprendendo com Arte” nasce com diversos objetivos: considera a arte e a cultura como  importante recurso educativo, de desenvolvimento social e inclusão. O projeto forma educadores para disseminar conhecimentos sobre arte, de forma prática e interativa, inclusive trabalhando com novas tecnologias em sala de aula e promovendo visitas a espaços culturais, para despertar a consciência crítica e a cidadania.
Entre os materiais didáticos de apoio estão livros e itens multimídia. O kit inclui o “Caderno Arte + Educação”, produzido por especialistas em integrar arte e educação, que aborda temáticas a serem trabalhadas em sala de aula; o caderno também será disponibilizado para todas as Secretarias Municipais e Estaduais de Educação do Brasil e está disponível gratuitamente para download na “Plataforma do Letramento”, que é o ambiente virtual de aprendizagem da Fundação Volkswagen (acesse o link: http://www.plataformadoletramento.org.br/acervo-projeto-material.html).
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Novo Nissan GT-R NISMO é revelado no Japão

Com mais fibra de carbono, carroceria exibe nova pintura exclusiva, inspirada nos circuito…