A Fundação Volkswagen realizará uma oficina de desenvolvimento de jogos sobre mobilidade durante a FETEPS – Feira Tecnológica do Centro Paula Souza, que ocorrerá entre os dias 21 e 23 de outubro, na Expo Barra Funda, zona oeste da capital paulista.
Gratuita, a “Oficina de Game Design: Mobilidade” será realizada pela Virgo Game Studios, parceira da Fundação Volkswagen no programa Jogo da Vida em Trânsito, nos dias 21 de outubro, das 14h30 às 18h30, e 22 de outubro, das 16h30 às 20h30. Serão disponibilizadas 20 vagas para cada uma das turmas, resultando em 40 vagas para estudantes, professores e o público em geral do evento.
Para participar da oficina, basta se inscrever no estande da Fundação Volkswagen que estará montado na feira. A oficina apresentará mecânicas, dinâmicas e formas simples e divertidas para criação de jogos com a temática mobilidade, revelando o universo dos games de forma lúdica, estimulando a criatividade e o uso de alternativas para facilitar os processos de aprendizagem e reflexão.
Costurando o Futuro
 
Outro projeto desenvolvido pela Fundação Volkswagen também será apresentado na Feira. O “Costurando o Futuro”, que visa o desenvolvimento de habilidades de corte e costura, além de visão de negócios será tema de uma palestra sobre empreendedorismo que será realizada no palco principal do evento, nos dias 22 de outubro, às 16h, e no dia 23 de outubro, às 11h30.
 
Desenvolvido em São Bernardo do Campo (SP) e São José dos Pinhais (PR) desde 2009, o projeto tem foco na transformação social de moradores do entorno da fábrica da Volkswagen do Brasil, por meio da geração de trabalho e renda na comunidade. O programa também tem atuação ambiental, contribuindo para a eliminação do descarte de tecidos automotivos em aterros. Desde que foi iniciado, o projeto reutilizou 72 toneladas de tecido.
No projeto, os participantes transformam em peças, como bolsas e acessórios, tecidos automotivos não utilizados pela Volkswagen do Brasil. Durante a primeira etapa do projeto, os integrantes participam de cursos gratuitos de corte e costura; na segunda, recebem noções de gestão de negócios e finanças, design, comunicação para ampliar possibilidades comerciais e empreendedorismo social para a estruturação de um negócio próprio. Já a terceira etapa é marcada pela formação de uma rede de costureiros, para estender o projeto para outras participantes.
Sobre a Feira Tecnológica do Centro Paula Souza
A FETEPS – Feira Tecnológica do Centro Paula Souza é o espaço para a demonstração e socialização de projetos desenvolvidos por alunos das Etecs (Escolas Técnicas Estaduais), Fatecs (Faculdade de Tecnologia dos Estado de São Paulo), além de estudantes de instituições de outros Estados e países.
 
Em 2015, serão apresentados 203 trabalhos, sendo 141 das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e 50 das Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs), 9 de outros países (Argentina, Chile, Peru, México e Polônia) e mais 3 de outros Estados (Amazonas e Bahia).
Sobre o “Jogo da Vida em Trânsito”
 
O Jogo da Vida em Trânsito (JVT) é um projeto voltado para escolas de ensino médio, que oferece uma abordagem lúdica para apoiar os alunos na aprendizagem e na prática da cidadania no trânsito, com ética, respeito e segurança. Lançado em dezembro de 2011, já beneficiou aproximadamente 17.000 alunos e 564 professores em 46 cidades dos Estados do Amapá, Piauí e São Paulo.
 
O projeto consiste na formação de educadores de escolas públicas e se propõe a fomentar programas educacionais nas escolas, a fim de contribuir com a formação de jovens protagonistas da cidadania e segurança no trânsito.
 
O projeto promove a reflexão entre adolescentes e jovens, desenvolvendo valores e senso crítico que estimulem sua participação ativa na redução dos acidentes e na melhoria da mobilidade viária.
Fundação Volkswagen já atendeu mais de 1,3 milhão de alunos no Brasil
A Fundação Volkswagen oferece dez projetos, sendo sete Educacionais e três de Desenvolvimento Social. Apenas por meio de seus projetos educacionais, a instituição já beneficiou na última década, até 2014, 1.374.630 alunos em todo Brasil e ofereceu formação continuada a 18 mil educadores da rede pública de 407 cidades, em 13 Estados. Os projetos de Desenvolvimento Social, por sua vez, já beneficiaram 26.598 mil pessoas.
Em 2015, a Fundação Volkswagen ampliou para 18 o número de Estados brasileiros já atendidos em todo seu histórico de atuação. Além de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo, neste ano a Fundação Volkswagen chegou ao Mato Grosso, Sergipe, Amazonas, Maranhão e Mato Grosso do Sul.
Os projetos educacionais oferecidos pela Fundação Volkswagen são “Aceleração da Aprendizagem”; “Aprendendo com Arte”; “Brincar”; “Entre na Roda”; “Jogo da Vida em Trânsito”; “Plataforma do Letramento” e “Pró-Educar Brasil”. Os três de Desenvolvimento Social são “Costurando o Futuro”, “Volkswagen na Comunidade” e “Instituto Baccarelli”.
Serviço
FETEPS
Local: Expo Barra Funda
Endereço: Rua Tagipuru, 1001
Data: 21 e 22 de outubro de 2015, das 10h às 21h e 23 de outubro, das 10h às 13h
Entrada gratuita
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Suzuki Jimny vem com novidades na linha 2022

Disponível em quatro versões, SUV traz atualizações estéticas e mantém o mesmo DNA 4×…