O excelente desempenho comercial da linha Accelo no transporte urbano de cargas e na distribuição de mercadorias, bem como nas curtas distâncias rodoviárias, tem contribuído para o alcance de expressivos resultados para a marca Mercedes-Benz. “Em um ano, desde o início das vendas do modelo Accelo 1316, nossa participação no segmento de caminhões médios aumentou mais de 10 pontos percentuais”, diz Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Saltamos de 22,4% no acumulado de janeiro a novembro de 2015 para 32,7% no mesmo período deste ano. Entre as praças de maiores vendas do caminhão destacam-se as regiões metropolitanas de São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte”.
De acordo com o executivo, o Accelo 1316 reúne o melhor dos conceitos dos segmentos de leves e médios em um só veículo. “Juntamos a prática cabina, trem de força robusto, dimensões compactas e baixa altura em relação ao solo do caminhão leve Accelo com a plataforma e a capacidade de carga de um caminhão médio”, destaca Ari. “E mais do que um novo produto, esta é uma inédita solução para a distribuição urbana de cargas e mercadorias, com a versatilidade do leve e a produtividade do médio”.
O Accelo 1316 oferece uma série de vantagens em relação a um caminhão médio, a começar pela maior capacidade de carga. Com 8.720 kg de carga útil+equipamento (entreeixos de 3.700 mm) e 8.620 kg (entreeixos de 4.400 mm), o caminhão chega a levar até 800 kg a mais do que um caminhão médio da concorrência.
 
Outro grande destaque do Accelo 1316 é a dimensão de sua plataforma de carga: 7 metros (entreeixos de 3.700 mm) ou 8 metros (entreeixos de 4.400 mm). Em alguns casos isso significa até 1 metro a mais de comprimento para acomodação da carga em comparação com um caminhão médio tradicional, assegurando alta produtividade no transporte e maior rentabilidade para o cliente.
O Accelo 1316 oferece também uma plataforma de carga baixa, até 200 mm menor na comparação com um veículo médio. Isso facilita e agiliza notavelmente as operações de carga e descarga de mercadorias, com o motorista e o ajudante realizando o trabalho de forma mais rápida, cômoda e segura.
Devido a suas dimensões compactas, esse caminhão médio da Mercedes-Benz é ideal para entregas e coletas em lugares onde as dimensões do veículo impõem restrições. O Accelo 1316, por exemplo, é até 400 mm menor na largura da cabina, em relação a um caminhão médio tradicional da concorrência, e até 350 mm menor na altura. Com isso, oferece maior versatilidade e agilidade no transporte, podendo chegar a locais onde os veículos maiores teriam dificuldade de acesso ou mesmo nem poderiam circular.
O comprimento total do Accelo 1316, considerando o chassi e a carroçaria, é similar ou até menor em comparação a um caminhão médio. No entanto, oferece uma carroçaria maior (até 0,5 m a mais que um caminhão médio tradicional da concorrência), o que resulta em mais espaço para mercadorias e mais capacidade de carga.
Melhor manobrabilidade é um grande diferencial desse caminhão. O círculo de viragem do Accelo 1316 é até 3,5 metros menor em relação a um caminhão médio da concorrência, proporcionando mais agilidade nas manobras e maior produtividade no transporte. Esta vantagem é importantíssima na distribuição urbana, especialmente nas grandes cidades, onde o espaço é cada vez mais restrito.
Outro destaque é facilidade de acesso à cabina. O Accelo 1316 conta com um degrau a menos que os caminhões médios tradicionais, grande vantagem em uma operação urbana onde essa atividade é realizada várias vezes ao dia.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Suzuki Jimny vem com novidades na linha 2022

Disponível em quatro versões, SUV traz atualizações estéticas e mantém o mesmo DNA 4×…