Consciência. Essa foi a palavra destacada pelo diretor-geral do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), Gilberto Albuquerque, durante palestra aos servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), no auditório da Escola Piauiense de Trânsito (EPT), na manhã da última terça-feira (20). A atividade faz parte da programação da Semana Nacional do Trânsito.
Gilberto Albuquerque apresentou as estatísticas de acidentes de trânsito do hospital da capital piauiense e expôs a importância de mudar as atitudes para prevenir esses acidentes. “Dos 48.519 atendimentos realizados no hospital este ano, 9.382 são por conta de acidentes de trânsito e esse é um número muito alto. Sendo os motoqueiros maioria, com 7.812 atendimentos. Isso representa, do total de despesas mensal do hospital, R$ 15 milhões, algo em torno de R$ 9 milhões gasto apenas com vítimas de acidentes de trânsito em motocicleta”, informa o médico.
O diretor-geral do HUT alerta que uma média de 20 a 25 pessoas saem com sequelas do hospital todos os dias. “É preciso conscientizar os condutores das formas seguras de trafegar, mas, infelizmente, isso só funciona a longo prazo. A maneira mais fácil de diminuir essas estatísticas é aumentar a punição”, pontua Gilberto Albuquerque.
A educadora da Escola Piauiense de Trânsito, Larissa Caldas, ressalta que o Governo do Estado, por meio do Detran, vem se empenhando para diminuir e prevenir os acidentes de trânsito na capital e no interior. “É necessário a união de todos para que o trânsito seja menos violento. Todos nós fazemos parte do trânsito e ele só vai mudar se nós mudarmos”, pontuou Larissa.
Antônia Tainá, servidora do Detran, disse que a demonstração da realidade do atendimento das vítimas de trânsito do HUT foi fundamental ainda mais para a conscientização dos servidores. “O trânsito está muito perigoso. Diariamente, a gente vê acidentes e estou aqui porque quero um trânsito melhor. Então, peço aos motoristas que respeitem as regras, para ficarmos fora dessas estatísticas”, declarou a servidora.
A Semana Nacional de Trânsito é realizada de 18 a 25 de setembro em todo o país. Em Teresina,  as atividades previstas incluem palestras sobre trânsito e cidadania para estudantes da rede pública de ensino e blitzen educativas na capital e na cidade de União, com distribuição de folders com mensagem sobre prudência e responsabilidade no trânsito.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Nissan comemora 20 anos de uma história de sucesso no Brasil

Da importação de carros à fabricante nacional de automóveis, marca consolida sua presença …