Em sua apresentação na edição 2017 da Consumer Electronics Show (CES), o CEO e Presidente Mundial da Nissan, Carlos Ghosn, anunciou diversas tecnologias e parcerias como parte do Nissan Intelligent Mobility (Mobilidade Inteligente Nissan) para transformar como os carros são conduzidos, impulsionados e integrados na sociedade. Estas tecnologias promoverão a mobilidade para um futuro de zero emissões, zero fatalidades nas estradas.
“Na Nissan, desde o início, trabalhamos para trazer as tecnologias certas para todo o espectro de nossos veículos e para o maior número de pessoas”, disse Ghosn em sua palestra. “Isso é mais do que inovação. Isso é engenhosidade. E é exatamente o que entregamos com o Nissan Intelligent Mobility”.
Ghosn fez cinco anúncios-chave, que foram demonstrados no palco:
•Para acelerar o tempo para a condução autônoma chegar às ruas de maneira segura, Ghosn anunciou a tecnologia inovadora chamada, em inglês, “Seamless Autonomous Mobility”, ou SAM. Desenvolvida com tecnologia da NASA, a SAM une inteligência artificial (AI) dentro do veículo com o suporte humano para ajudar veículos autônomos a tomar decisões em situações imprevisíveis e construir o conhecimento da inteligência artificial do carro. Esta tecnologia vai permitir que milhões de veículos sem motorista coexistam com motoristas humanos em um período de tempo acelerado. Isto é parte da Nissan Intelligent Integration (Integração Inteligente Nissan).
 
 
•Ao levar a estratégia de condução autônoma da fabricante de veículos um passo além, Ghosn anunciou que, seguindo o engajamento da Aliança Renault-Nissan, a Nissan e a empresa japonesa de internet DeNA vão começar testes com o objetivo de desenvolver veículos sem motoristas para usos comerciais. A primeira fase dos testes vai começar este ano em áreas determinadas no Japão, visando o desenvolvimento da tecnologia. Até 2020, a Nissan e a DeNA planejam expandir os seus testes para incluir o uso comercial da tecnologia para serviços de mobilidade na área metropolitana de Tóquio.
 
•Em adição aos avanços da Nissan em sua estratégia de condução autônoma, Ghosn também anunciou planos para lançar o Novo Nissan LEAF, equipado com a tecnologia ProPILOT, possibilitando a funcionalidade da condução autônoma em rodovias de pista única. Este Novo LEAF vai reforçar a liderança da Nissan em veículos elétricos, que inclui mais de 250 mil Nissan LEAFs vendidos mundialmente desde 2010. Ghosn disse que o Novo LEAF será apresentado em um futuro próximo e vai representar o próximo capítulo do conceito Nissan Intelligent Power.
 
•Sobre carros conectados, que combinam os conceitos Nissan Intelligent Driving e Nissan Intelligent Integration, Ghosn anunciou que a Aliança Renault-Nissan continua sua parceria com a Microsoft para criar a próxima geração de tecnologias de carros conectados. A apresentação incluiu a demonstração de como a tecnologia de assistência pessoal da Microsoft, o Cortana, pode tornar o ato de dirigir mais eficiente e integrado. O Cortana é uma das tecnologias que a Aliança e a Microsoft estão explorando juntas.
 
•Para dar suporte ao ambiente de políticas e planejamento necessário para integrar estas tecnologias às cidades de todo o mundo, Ghosn anunciou uma nova parceria com a 100 Resilient Cities – criação pioneira da The Rockefeller Foundation (100RC), uma ação global sem fins lucrativos que ajuda as cidades a construir resiliência para seus desafios físicos, sociais e econômicos. Juntas, a Nissan e a 100RC vão ajudar as cidades a estabelecer as bases necessárias para a condução autônoma, os veículos elétricos e os novos serviços de mobilidade. A Nissan é o primeiro parceiro automotivo da plataforma 100RC.
“Convidamos outros a se juntarem também a nós, de parceiros de tecnologia a empresas de comércio eletrônico, plataformas de compartilhamento de carona e de automóveis (car-sharing) e empreendedores sociais que possam nos ajudar a testar e desenvolver novos veículos e serviços, e garantir que todos tenham acesso às últimas tecnologias e serviços que trazem valor para suas vidas”, disse Ghosn.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

BMW do Brasil disponibiliza abertura de porta pelo celular e smartwatch para Z4 e Série 1 M135i

BMW Digital Key para iPhone permite que os clientes da marca consigam abrir o carro pelo s…