Em agosto, o Onix, da Chevrolet, se manteve na primeira posição do ranking de automóveis leves novos mais financiados, com 8.000 unidades vendidas a crédito. No acumulado do ano, já foram negociadas 58.286 unidades do modelo. O volume representa 63% de todos os autos leves novos vendidos do modelo de janeiro a agosto. Segundo a Fenabrave, neste período, foram comercializados um total de 92.566 Onix zero quilômetro.
O levantamento é da Unidade de Financiamentos da Cetip, que opera o maior banco de dados privado de informações sobre financiamentos de veículos do país, o Sistema Nacional de Gravames (SNG). Os números contemplam os veículos comercializados por crédito direto ao consumidor (CDC), leasing e consórcio.
O destaque do mês foi o Palio, da Fiat, que com 4.344 unidades financiadas avançou da quinta para a terceira posição, ultrapassando o Ka, da Ford, e o Prisma, da Chevrolet. Já o Ka, que até julho ocupava o terceiro lugar, caiu para a quinta posição, com 3.399 unidades negociadas a prazo.
Em agosto, o Mobi, da Fiat, lançado em abril, passou da 13ª para a 10º posição no ranking, com 2.504 unidades financiadas. Outro modelo que avançou em agosto foi a HR-V, da Honda, que passou do 18º para o 13º lugar, com 2.272 unidades vendidas a crédito.
Entre as marcas, a Chevrolet manteve a liderança em agosto, com 18.796 automóveis leves zero quilômetro negociados a prazo. Em segundo lugar aparece a Fiat, com 16.506 unidades financiadas, seguida pela Volkswagen, com 10.613 unidades.
Usados
No levantamento de autos leves usados mais financiados, o Gol, da Volkswagen manteve a liderança no mês de agosto, com 17.408 unidades vendidas a crédito. Já a segunda posição ficou com o Palio, da Fiat, que atingiu 11.373 unidades financiadas.
Entre as marcas, a Volkswagen ultrapassou a Fiat em agosto e se tornou a mais financiada, com 47.164 automóveis leves zero quilômetro negociados a prazo. Em segundo lugar aparece a Fiat, com 46.962 unidades financiadas, seguida pela Chevrolet, com 45.787 unidades. Porém, no acumulado do ano, a Fiat lidera o ranking das marcas mais financiadas, com 349.348 carros vendidos a crédito.
Participação dos financiamentos sobre as vendas
De janeiro a agosto, a primeira posição no ranking dos autos leves com maior participação de financiamento sobre as vendas ficou com o modelo 2008, da Peugeot. Ao somar 5.096 carros negociados a crédito, o modelo atingiu 72,1% de suas unidades vendidas por meio de crédito. De acordo com os dados da Fenabrave, foram comercializadas 7.066 unidades novas do modelo.
O Voyage, da Volkswagen, que até julho liderava o ranking, passou para o nono lugar, com 64% de suas unidades vendidas por meio de crédito. O Prisma, da Chevrolet, que figurava na sexta posição até julho, avançou para o quarto lugar, com 67,5% de suas unidades financiadas. Já o Ka, da Ford, caiu da 8ª para a 10ª posição, com 63,2% de suas unidades negociadas a prazo.
O levantamento da Cetip considera os 50 automóveis leves mais vendidos no período de acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), entidade que representa o setor de distribuição de veículos no Brasil.
Outro destaque foi o Classic, da Chevrolet, que até julho não figurava entre os 10 autos leves novos com maior participação de financiamento sobre as vendas e, em agosto, passou a ocupar a 8ª posição no levantamento.
Ao todo, foram financiados 415.548 veículos no Brasil em agosto, entre novos e usados. Os dados levam em consideração autos leves, motos e pesados. Os automóveis leves somaram 334.463 vendas a crédito, sendo 95.462 zero quilômetro e 239.001 usados.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Bom funcionamento do alternador evita problemas na bateria sob uso diurno dos faróis

Veículos sem operação automática, ou desprovidos do sistema de alerta, requerem a atenção …