Carro de corrida para eventos fechados com 700 hp no aniversário de 70 anos da Porsche.

A Porsche apresentou o novo modelo 935 aproveitando a ocasião do evento esportivo histórico “Rennsport Reunion” no circuito de Laguna Seca, na Califórnia. O carro de corrida de 515 kW (700 hp) com uma carroceria que remete ao legendário Porsche 935/78 será produzido numa edição limitada a 77 unidades. “Este carro espetacular é um presente de aniversário da Porsche Motorsport a seus fãs no mundo inteiro”, afirmou o Dr. Frank Steffen Walliser, vice-presidente da Motorsport e GT Cars. “Como o carro não é homologado, os engenheiros e designers não tiveram que seguir as normas usuais e, por isso, tiveram liberdade no desenvolvimento.”

A tecnologia do carro de corrida destinado a eventos particular fechados em pistas de corrida, se baseia no carro esportivo de alta performance 911 GT2 RS. Como seu histórico antecessor, a maior parte da carroceria foi substituída ou suplementada por peças de material composto de fibras de carbono (CFRP). Com sua traseira aerodinâmica alongada, o 935 tem 4,87 metros de comprimento total. A largura do exclusivo carro de corridas é 2,03 metros.

A aerodinâmica espetacular é fruto de um desenvolvimento completamente novo e homenageia o carro de competições Porsche 935/78 Le Mans, que os fãs batizaram de “Moby Dick” devido à sua forma alongada, grandes elementos aerodinâmicos e cor predominantemente branca. As exclusivas aberturas de ar nos arcos das rodas na carenagem dianteira, que também estão presentes no GT3 Porsche 911 GT3 R” de série, aumentam a força aerodinâmica sobre o eixo da frente. Com 1.909 milímetros de largura e 400 milímetros de profundidade, a asa traseira garante o equilíbrio aerodinâmico.

Muitos detalhes do exterior são uma saudação a outros veículos vencedores que fazem parte da história automobilística da empresa: Os aros das rodas com cobertura aerodinâmica se inspiram nos do 935/78, enquanto as lanternas traseiras nas placas das pontas da asa traseira foram reproduzidas do carro de corridas 919 Hybrid LMP1. Os espelhos laterais homenageiam o atual 911 RSR vencedor de Le Mans, enquanto as ponteiras aparentes do escapamento, de titânio, reproduzem as do Porsche 908 de 1968.

Essas referências também foram adotadas no cockpit. A manopla da alavanca de câmbio tem um design em madeira laminada inspirado em modelos de corrida como o 917, o 909 Bergspyder e o supercarro esportivo Carrera GT. O volante de fibra de carbono e o painel colorido por trás dele foram tirados da edição 2019 do 911 GT3 R. Uma forte gaiola de proteção combinada com um banco de corridas em concha e um cinto de segurança de seis pontos garantem o máximo de segurança. Um segundo assento, para o passageiro, é oferecido como opcional. O conforto térmico interno é garantido pelo ar-condicionado.

O novo 935 é movimentado por um motor bi turbo 3,8 litros no estado da arte, que é em grande parte idêntico à unidade de alta performance de série montada no 911 GT2 RS para uso em estrada. A força do motor traseiro é transferida através de uma transmissão Porsche Doppelkupplung (PDK) com dupla embreagem e sete marchas montada rigidamente junto ao eixo traseiro de 310 milímetros de largura. Como os modelos GT de estrada do 911, o piloto troca as marchas através das aletas posicionadas de forma prática no volante. Típica do 911, a distribuição do peso garante um excelente desempenho na tração e frenagem. Pinças monobloco de alumínio com seis pistões no eixo dianteiro, em combinação com discos de freios de aço ventilados e perfurados com 390 milímetros de diâmetro oferecem excelentes valores de desaceleração. O eixo traseiro é equipado com pinças de quatro pistões e discos com 355 milímetros de diâmetro.

Como o 911 GT2 RS de estrada, o 935, com 1.380 quilos de peso, é equipado com o sistema PSM (Porsche Stability Management – gerenciamento de estabilidade), que inclui o controle de tração, assim como o sistema de freios antibloqueio (ABS). Graças a um seletor de mapeamento, esses sistemas de assistência podem ser ajustados separadamente ou completamente desligados, dependendo da situação de condução.

O novo Porsche 935 já pode ser encomendado na por 701.948 euros, mais os impostos específicos de cada país. Os clientes receberão seus veículos a partir de junho de 2019, em eventos de entrega exclusivos.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Novo Presidente e CEO do Grupo Volkswagen Argentina

Thomas Zahn será o novo Presidente e CEO do Grupo Volkswagen Argentina a partir de janeiro…