Desde seu lançamento, em setembro de 2012, a família Etios teve uma rápida evolução, respondendo à voz dos seus consumidores. Em pouco mais de dois anos, a Toyota ouviu os seus clientes, promoveu constantes melhorias no produto e aumentou o line up da gama Etios, que conta atualmente com nove versões, entre as carrocerias hatchback e sedã.
Ao longo dessa trajetória, o Etios se tornou o produto mais vendido pela Toyota no Brasil, sendo um dos responsáveis pelos recordes de vendas dos últimos dois anos. Em 2014, a Toyota comercializou 66 mil unidades do modelo no mercado interno e exportou outras 20 mil para Argentina, Paraguai e Uruguai, fazendo com que a fábrica de Sorocaba operasse acima da sua capacidade nominal de produção, de 74 mil unidades por ano.
Por isso, a Toyota decidiu ampliar a capacidade de produção do Etios na planta de Sorocaba, de 74 mil para 108 mil unidades por ano, a partir do início de 2016.
 
“Esta expansão da produção Etios em nossa fábrica de Sorocaba se deve ao fato de sempre ouvirmos com atenção o feedback dos nossos clientes para produzir carros cada vez melhores. Sinto que a família Etios cresce por conta dos consumidores brasileiros. Vamos seguir com nosso compromisso de contribuir continuamente com o crescimento econômico e o desenvolvimento da sociedade brasileira”, afirma Koji Kondo, presidente da Toyota do Brasil.
O aumento na produção do Etios em Sorocaba trará um investimento de aproximadamente R$ 100 milhões e a contratação de novos colaboradores, que irão somar-se aos atuais 1.600, em dois turnos.
“Estou muito orgulhoso do trabalho árduo e cooperativo que o nosso time da Toyota do Brasil vem realizando. Eles primam pela qualidade de cada veículo que produzem e cuidam dos nossos clientes, criando fãs da marca Toyota. Todo o nosso time composto por fornecedores, concessionários, clientes e demais parceiros fizeram meu sonho se realizar no dia de hoje. Meus parabéns a todos por essa expansão e por criarem importantes postos de emprego aos brasileiros”, disse Steve St. Angelo, chairman da Toyota do Brasil e CEOda Toyota para a América Latina e Caribe.
A Evolução do Etios
 
A rápida evolução do compacto Etios teve início apenas um ano após seu lançamento. Em setembro de 2013, seu interior ganhou novo aspecto interno com o painel Total Black. Dois meses depois, a versão Cross foi agregada à família Etios trazendo novos equipamentos de série, como os retrovisores externos com indicadores de setas integrados e comando elétrico.
No primeiro semestre de 2014, foi a vez da versão Platinum ser agregada ao line up, trazendo um acabamento interno ainda mais requintado, em padrão couro, e novos equipamentos como o sensor de estacionamento. No segundo semestre do mesmo ano, a versão Platinum ganhou central multimídia com câmera de ré, navegador GPS, leitor de DVD e TV digital, além de regulagem de altura para os bancos, alertas sonoros de faróis acesos e portas abertas, novo indicador de combustível, entre outras novidades. As demais versões da linha Etios também passaram por melhorias substanciais.
Atualmente, a família Etios conta com nove versões para atender os mais diversos perfis dos consumidores, numa rede de concessionárias que terá 54 novas instalações até o fim deste ano fiscal (de abril de 2014 a março de 2015), totalizando 197 distribuidores no País.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Toyota Etios vai deixar de ser vendido no Brasil

Planta de Sorocaba segue produzindo o modelo para mercados de exportação A Toyota do Brasi…