Faltando dois anos para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, a Toyota está apoiando os esportes paralímpicos e a inclusão naquele país por meio da mobilidade em diversos níveis.

Como parceira global dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, a Toyota Motor Corporation está apoiando os esportes paralímpicos e contribuindo para criar uma sociedade mais inclusiva por meio da cooperação com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio (Comitê Organizador de Tóquio 2020) e a mais ampla comunidade de negócios do Japão. Durante os próximos jogos, a Toyota incentivará ainda mais o interesse pelos esportes paralímpicos em todo o mundo enquanto fornece soluções de “Mobilidade para Todos”.

Sobre o foco da Toyota nas Paralimpíadas, Akio Toyoda, Presidente da Toyota Motor Corporation, disse: “Com as reuniões que realizei com Sir Philip Craven quando ele foi Presidente do Comitê Paralímpico Internacional em 2015, e com muitos paratletas desde então, passei a estar ainda mais comprometido com a ideia de que a Toyota deve fornecer soluções de mobilidade para todas as pessoas. Com isso em mente, estamos dando passos como uma empresa de mobilidade, não apenas produzindo ‘carros cada vez melhores’, mas também visando atender a várias necessidades de mobilidade que estão acima e vão além dos carros”.

Toyoda prosseguiu: “Estou convencido de que essa jornada nos ajudará a valorizar as diferentes individualidades e fará com que nos livremos de um pensamento enraizado que pode deter grandes organizações como a nossa e nos livremos do preconceito e da discriminação na sociedade de modo geral. Enxergo o envolvimento da Toyota com o movimento Paralímpico como um passo decisivo em direção ao nosso objetivo “One Toyota” e como um passo singelo para ajudar a cumprir o lema de Sir Philip, ‘Um mundo, um sonho, um só povo’”.

“O objetivo “Mobilidade para Todos” da Toyota não é voltado apenas para pessoas com deficiências, mas tem implicações mais amplas para todas as pessoas e, portanto, tem um significado especial”, disse Sir Philip Craven, membro do conselho de diretores da Toyota Motor Corporation desde junho de 2018. “A primeira vez que Akio Toyoda visitou a sede do IPC há alguns anos, ele registrou, no nosso livro de visitas, a mensagem ‘Luta pelo Futuro. Um mundo, um sonho, um povo, uma Toyota’, e isso me causou uma forte impressão. Passei a acreditar que lutar junto com a Toyota realmente pode levar a um futuro melhor, em que todas as pessoas possam se mover livremente”.

A Toyota está apoiando o movimento Paralímpico por meio de atividades internas envolvendo seus colaboradores e trabalhando em parceria com o Comitê Organizador de Tóquio 2020 e o All Japan Business Committee.


Em 2017, a Toyota iniciou atividades de base em todo o mundo relacionadas à expansão do interesse em esportes paralímpicos, incluindo:

Ao assinar o acordo para tornar-se parceira mundial do IPC, a Toyota também firmou um acordo para se tornar parceira de aproximadamente 180 Comitês Paralímpicos Nacionais (CPNs) locais. Trabalhando em estreita colaboração com cada CPN, a Toyota pretende aumentar e desenvolver o interesse no esporte paralímpico no mundo todo.

1. Auxílio tecnológico para atletas paralímpicos:

• A Toyota está desafiando a si mesma para desenvolver equipamentos para paratletas com o conhecimento prático de engenharia e capacidade tecnológica obtido na fabricação de carros nos Estados Unidos, no Japão e na Alemanha
• Para os Jogos Paralímpicos de Inverno de Pyeongchang 2018, a Toyota trabalhou com outros desenvolvedores de equipamentos e atletas, incluindo o esquiador alpino Taiki Morii para o desenvolvimento de um novo assento de esqui, e o esquiador cross-country e biatleta Andrea Eskau para o desenvolvimento de um trenó de esqui com a Toyota Motor Sports GmBH.

Com foco nos jogos Tóquio 2020, os colaboradores de P&D da Toyota estão formando equipes de projeto para enfrentar o desafio de melhorar o equipamento usado pelos paratletas nos esportes de verão.

2. Apoio aos Comitês Paralímpicos Nacionais:

• A Agitos Foundation, divisão de desenvolvimento do IPC, é a principal organização do mundo no desenvolvimento do esporte paralímpico, atuando como um mecanismo para mudar vidas e contribuir para uma sociedade inclusiva para todos. Ela trabalha com CPNs e outras organizações pelo mundo.
• O acordo de parceria mundial entre a Toyota e o IPC possibilitou que a Agitos Foundation proporcionasse um programa chamado “Programa de Desenvolvimento de CPN com a Toyota”, que oferece apoio e treinamento nas áreas de desenvolvimento organizacional, treinamento técnico esportivo e desenvolvimento de atletas. O objetivo é aumentar a capacidade organizacional e o profissionalismo dos CPNs para que possam expandir melhor o alcance dos esportes paralímpicos em seus países.
• A Toyota pretende expandir o interesse nos esportes paralímpicos em diversos países, em estreita colaboração com os CPNs, trabalhando com as populações locais e conectando empresas locais a cada CPN.

3. Atividades para aumentar o interesse em esportes paralímpicos:

• A Toyota tornou-se parceira de ouro da Japan Boccia Association em maio de 2017 e patrocinadora oficial da Japan Wheelchair Basketball Association.
• Com essas duas parcerias como foco principal, a Toyota ajudará a aumentar a conscientização sobre o esporte paralímpico realizando eventos experimentais em regiões do Japão, oferecendo voluntários operacionais e colaboradores da Toyota apoiando os atletas nos eventos esportivos paralímpicos locais, especialmente os que contam com atletas colaboradores da Toyota na competição.

Além disso, a Toyota está patrocinando outras grandes competições paralímpicas internacionais, como o Campeonato Europeu de Natação Paralímpica de 2018, ocorrido em Dublin, Irlanda, de 13 a 19 de agosto.

4. Empregos e patrocínio:

• A Toyota já emprega e patrocina um grande número de atletas, tanto dentro quanto fora do Japão, incluindo paratletas.
• A Toyota também está buscando maneiras de empregar mais paratletas em todo o mundo.

5. O “Desafio Mobilidade Ilimitada” da Toyota Mobility Foundation (TMF)
• Como uma entidade separada, a Toyota Mobility Foundation está organizando atualmente um concurso mundial de ideias, o “Desafio Mobilidade Ilimitada”, com o objetivo de desenvolver ferramentas de auxílio inovadoras para ajudar a proporcionar a liberdade de movimento para pessoas com deficiências. O desafio foi lançado em novembro de 2017 e a ideia vencedora receberá até US$ 4 milhões para o auxílio ao desenvolvimento. O vencedor será anunciado nos jogos Tóquio 2020.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Campo de Provas Mercedes-Benz é premiado em competição mundial da Daimler Trucks

Mercedes-Benz do Brasil conquistou 50% dos prêmios na premiação Global CI Cup, competição …