A Volkswagen está apresentando o Golf Variant, modelo baseado no Novo Golf e que, assim como o hatchback, chega para estabelecer novos níveis de tecnologia, sofisticação, esportividade, conforto e segurança no mercado brasileiro. O modelo combina toda a inovação da Volkswagen a versatilidade e espaço para a família.
Feito sobre a Matriz Modular Transversal (MQB), o Golf Variant é produzido na fábrica da Volkswagen em Puebla, no México. O modelo foi exibido no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo (2014) e obteve excelente aceitação do público.
Oferecido nas versões Comfortline e Highline, o Golf Variant é equipado com o motor 1.4l TSI BlueMotion Technology com potência de 140 cv na faixa de 4.500 rpm a 6.000 rpm. O torque máximo é de 25,5 mkgf, disponíveis já a partir de 1.500 rpm e mantidos até 3.500 rpm.
 
Ambas as versões do Golf Variant têm esse motor combinado exclusivamente à transmissão automática DSG de sete marchas, com função “Tiptronic” (que permite ao motorista efetuar as mudanças manualmente, por meio da alavanca de câmbio ou por aletas no volante).
Um dos principais destaques do Golf Variant é sua versatilidade, aspecto atendido plenamente com a grande capacidade para bagagens: seu porta-malas comporta 605 litros (até a altura dos encostos de cabeças – são três – no banco traseiro), o que significa amplo espaço mesmo com cinco ocupantes a bordo. Rebatendo-se os bancos traseiros a capacidade para bagagens aumenta para 1.620 litros.
A partir das portas traseiras, modificações especiais foram desenvolvidas para a criação de um desenho exclusivo. O modelo foi planejado como um novo membro da família e seu desenvolvimento ocorreu em paralelo ao da versão hatchback. Dessa forma, apesar de sua relação direta com o Golf, o Golf Variant mostra linhas independentes e uniformes tanto na lateral quanto na traseira.
 
O Golf Variant é, a exemplo do hatchback, equipado de série em ambas as versões com sistema start/stop. É também o primeiro carro de sua categoria a oferecer o “Multicollision Brake”, sistema de frenagem automática (se o veículo estiver envolvido em uma colisão, o recurso aciona automaticamente os freios do carro após o impacto inicial).
São também de série para o Golf Variant recursos como sete airbags, espelhos retrovisores elétricos, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), Controle de Tração (ASR), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS e XDS), regulagem de altura para os bancos do motorista e do passageiro, vidros elétricos nas quatro portas com acionamento automático “um-toque”, ar-condicionado, assistente de partida em rampa (Hill Assist) e monitoramento da pressão dos pneus (RKA), entre outros.
Versões Comfortline e Highline
O Golf Variant é oferecido no mercado brasileiro nas versões Comfortline e Highline. Em ambas o modelo incorpora faróis dianteiros com dupla parábola e lâmpadas halógenas, com luzes de uso diurno. Para a versão Highline estão disponíveis, como opcionais, faróis bixenônio com LEDs para uso diurno.
Externamente as versões se diferenciam pelos frisos cromados presentes na Highline. Também diferencia as versões o rack de teto, na cor prata anodizada na versão Highline e na cor preta na versão Comfortline.
Em ambas as versões o Golf Variant é equipado de série com rodas de liga leve de 16 polegadas com o desenho “Dover”. Os pneus têm as medidas 205/55 R16. Para a versão Comfortline são oferecidas como opcionais as rodas de liga leve de 17 polegadas “Dijon”, com pneus 225/45 R17. A versão Highline tem como opcionais as rodas de liga leve “Geneva” e “Madrid”, ambas de 17 polegadas, com pneus 225/45 R17.
 
 
O Golf Variant traz na versão Comfortline acabamento da cabine com revestimento em tecido Zoom (preto). Há apliques em alumínio escovado no painel de instrumentos e nos painéis de portas. O volante e a alavanca de câmbio têm revestimento de couro.
A versão Highline oferece duas opções de revestimento de couro para a cabine: Preto Vienna ou Shetland Vienna (tonalidade clara). Os bancos dianteiros do Golf Variant Highline possuem desenho esportivo, com mais apoio lateral. Além disso, a cabine do Golf Variant em sua versão de topo possui iluminação ambiente.
O Golf Variant traz de série, a partir da versão Comfortline, ar-condicionado Climatic com difusor traseiro, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro “Park Pilot”, vidros com isolamento térmico e sistema de infotainment “Composition Media” (com tela sensível ao toque de 5,8” com sensor de aproximação), composto por CD Player (compatível com MP3), rádio AM/FM, alto-falantes dianteiros e traseiros, Bluetooth, interface para iPod / iPhone e entrada para SD-Card.
A versão Highline acrescenta retrovisor interno eletrocrômico, revestimento de couro para bancos e cabine, controlador de velocidade cruzeiro (piloto automático), sensores de chuva e luminosidade, ar-condicionado Climatronic com duas zonas de resfriamento, luzes ambiente, volante multifuncional com controles do sistema de som e do computador de bordo e espelhos retrovisores externos rebatíveis eletronicamente.
 
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Nissan comemora 20 anos de uma história de sucesso no Brasil

Da importação de carros à fabricante nacional de automóveis, marca consolida sua presença …