Flávio Figueredo
São Paulo (SP)*
 
 
 
A Volkswagen reuniu  a imprensa especializada em São Paulo para apresentar as mudanças do Novo Fox. Mais moderno, atraente e sofisticado, modelo chega como o veículo com mais recursos de tecnologia e segurança de seu segmento. O Novo Fox estará disponível nos próximos dias às mais de 630 concessionárias da marca. A novidade recebe a nomenclatura global da Volkswagen para denominar suas versões e estreia o câmbio manual de seis marchas, tornando-se o primeiro veículo feito pela Volkswagen no Brasil a contar com esse recurso.
 
“O Fox foi totalmente desenvolvido no Brasil e inaugurou o segmento de compactos com teto alto. O modelo passou a ser referência em termos de versatilidade, ergonomia, espaço interno, segurança e qualidade. Agora, com novos itens de segurança, conforto e tecnologia, o Novo Fox deverá reforçar ainda mais  a presença da marca no segmento”, afirma o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.
 
A partir de agora são quatro configurações (Trendline, Comfortline, Highline e BlueMotion), quatro motores (dois 1.0l e dois 1.6l MSI) e três opções de transmissão (duas manuais e uma automatizada I-Motion). Ao todo são oito combinações possíveis. O novo Fox traz a maior oferta de versões, motores e transmissões do segmento.
 
\"\"
 
Outro destaque é a chegada do novo motor 1.6l MSI, da família EA211, na linha Fox. O novo motor, que estreou nas linhas 2015 do Gol Rallye e da Saveiro Cross, está disponível para o Novo Fox Highline. Com até 120 cv (etanol), o novo motor 1.6l MSI complementa a gama de versões do Fox, que continua a contar com o renomado motor 1.6l, de até 104 cv (etanol), nas versões Trendline e Comfortline.
 
Além do novo motor 1.6l MSI de 120 cv, o Novo Fox Highline conta ainda com a opção da transmissão automatizada I-Motion com a versão 2 de aplicação do software de gerenciamento eletrônico, que proporciona trocas de marcha ainda mais suaves e precisas.
 
“O Fox sempre foi um modelo inovador. E a linha 2015 do modelo traz, em todas as versões, itens exclusivos no segmento. A relação custo-benefício também está ainda mais interessante, com mais equipamentos de série em todas as versões. A estreia do novo motor 1.6l MSI de 120 cv e da transmissão manual de seis marchas reforça o caráter de esportividade do modelo”, afirma o diretor de Marketing da Volkswagen, Axel Schroeder.
 
Versões
 
Trendline – Excelente relação custo/benefício
 
\"\"
 
Desde a versão de entrada, o Novo Fox traz equipamentos muito valorizados pelos clientes. Uma novidade para a linha 2015 é a direção com assistência elétrica, que, além do excelente conforto, traz como principal vantagem em relação aos sistemas de assistência hidráulica o fato de só demandar energia quando necessário – ou seja, em curvas ou manobras, por exemplo. Isso se traduz em economia de consumo de combustível, quando comparado com um sistema de direção com assistência hidráulica, oferecido no Fox até então.
 
A lista de itens de série do Novo Fox Trendline conta, ainda, com vidros dianteiros com acionamento elétrico, travamento central, coluna de direção ajustável em altura e distância, chave canivete, seis alto-falantes, antena de teto e faróis duplos.
 
Há duas opções de Novo Fox Trendline, que traz sempre o câmbio manual de cinco marchas. Com motor 1.0 TEC (Tecnologia para Economia de Combustível), o Novo Fox desenvolve potência de 76 cv e 10,6 kgfm de torque, quando abastecido com etanol (E100), e 72 cv e 9,7 kgfm, com gasolina (E22). Com o motor 1.6 MSI, o Novo Fox desenvolve potência de 104 cv e 15,6 kgfm de torque, quando abastecido com etanol (E100), e 101 cv e 15,4 kgfm, com gasolina (E22).
 
BlueMotion – Mobilidade sustentável
 
\"\"
 
Oferecido com o novo motor 1.0l de três cilindros, da família EA211, e transmissão manual de cinco marchas, o Novo Fox 1.0l BlueMotion tem como base a lista de equipamentos da versão Trendline, mas com visual externo e interno exclusivos. Esta versão traz modificações mecânicas e estéticas que contribuem para que o modelo atinja expressivos índices de economia de combustível.
 
Em seu quadro de instrumentos o Novo Fox 1.0l BlueMotion traz de série, além do computador de bordo, uma barra gráfica que indica o consumo instantâneo de combustível. O item auxilia o motorista a conduzir de forma mais econômica.
 
Outro dispositivo de auxílio ao motorista para uma condução voltada à economia  é o indicador digital de troca de marchas. O motorista recebe a informação da marcha ideal a ser engatada por meio de um indicador numérico e por setas que o orientam a reduzir ou aumentar a marcha.
 
O Novo Fox BlueMotion tem potência de 75 cv a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv à mesma rotação, com etanol. O torque é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), e ocorre a partir de 3000 rpm e se mantém por longa faixa de rotações.
 
Comfortline – Conteúdo diferenciado
 
\"\"
 
Disponível nas mesmas opções de motores da versão Trendline, o Novo Fox Comfortline, versão intermediária, é o que oferece a maior possibilidade de configurações na linha Fox. Ao todo são três opções de Novo Fox Comfortline: 1.0l com câmbio manual, 1.6l MSI com câmbio manual e 1.6l MSI com transmissão I-Motion, que realiza as trocas de marcha de forma automática.
 
Além dos itens de série dos modelos Trendline, a versão Comfortline já sai de fábrica com sistema de som (RCD 320G), pacote elétrico completo (vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico e regulagem elétrica dos espelhos retrovisores laterais), espelhos retrovisores com luz indicadora de direção integrada e computador de bordo.
 
Entre as novidades na lista de opcionais estão as luzes de conversão estática nos faróis de neblina (“cornering lights”), recurso inédito no segmento do Fox. Disponível já a partir do Novo Fox Comfortline 1.6, esse sistema aciona o farol de neblina, iluminando o trajeto em curvas fechadas e de baixa velocidades.
 
Também na versão Comfortline com motor 1.6l há, ainda, o opcional de controlador de velocidade de cruzeiro. Este equipamento é uma novidade na nova linha Fox.
 
Na oferta de opcionais da versão Comfortline, destaque também para o pacote “Urban”, que torna a versão ainda mais completa englobando os seguintes equipamentos: ar-condicionado, I-System, alarme “keyless” com controle remoto na chave, rodas de liga leve de 15”, sensor de aproximação de obstáculos traseiros e dianteiros, banco traseiro corrediço com 3 apoios de cabeça, sobretapetes em carpete  e volante multifuncional revestido de couro.
 
Highline – Refinado e inovador
 
\"\"
 
Versão topo de linha e que mais traz itens de tecnologia, o Novo Fox Highline chega repleto de inovações, entre elas estão o novo motor 1.6 MSI de 120 cv, da Família EA211, e o inédito câmbio manual de seis marchas, que aproveita ainda mais a eficiência do motor, proporcionando maior economia de combustível e, ao mesmo tempo, uma condução esportiva.
 
Como itens de série, o Fox Highline conta – adicionalmente aos itens da versão Comfortline – com volante multifuncional revestido de couro, ar-condicionado, I-System, banco traseiro corrediço com 3 apoios de cabeça, sensor de aproximação de obstáculo dianteiro e traseiro (exclusividade no segmento), lanternas traseiras escurecidas, ponteira dupla de escape, pedaleira esportiva e rodas de liga leve de 15 polegadas.
 
Além desses itens, a versão topo de linha ganha ainda mais itens cromados. Frisos das grades do para-choque dianteiro, molduras dos faróis de neblina e frisos laterais são cromados na linha 2015, o que confere ao modelo uma aparência diferenciada e mais refinada.
 
Outro recurso inédito na linha Fox é a possibilidade de equipar a versão Highline com o rádio navegador RNS 315, o mesmo que equipa a linha Passat, CC e Tiguan. O RNS315, na verdade, é uma central multimídia, pois conta com tela sensível ao toque de 5,5 polegadas, sistema Bluetooth integrado, receptor AM/FM com RDS, CD Player com MP3 e WMA e entrada auxiliar de áudio. Também possui um slot para SD-cards, que podem reproduzir mapas de navegação ou arquivos de música em formato MP3, por exemplo.
 
Tecnologia e segurança de ponta
 
O Fox Highline traz ainda a opção do sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESC, Electronic Stability Control), importante recurso de segurança. O sistema reconhece um estágio inicial de que uma situação de rodagem crítica esta para acontecer. Compara os comandos do motorista com as reações do veículo a este comando. Se necessário, o sistema reduz o torque do motor, freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade.
 
O ESC traz outros recursos eletrônicos de assistência para o veículo, como o EDS (Elektronische Differenzialsperre) – Bloqueio eletrônico do diferencial. Em situação de baixa tração em uma das rodas motrizes, o bloqueio eletrônico do diferencial aciona o freio da roda com menor tração, transferindo o torque para a roda com maior tração, proporcionando assim melhor eficiência à saída do veículo. Esse sistema de “tração inteligente” funciona de forma automática, sem necessidade de o motorista acionar um botão no painel. Além disso, o sistema atua em curvas e em velocidade de até 80 km/h.
 
Há ainda o HHC (Hill Hold Control) ou controle de assistência de partida em rampa. Em aclives acima de 5%, o sistema mantém o veículo freado por até 2 segundos, após o motorista aliviar o pedal do freio. Os freios são liberados progressivamente durante a aceleração, permitindo a partida do veículo com mais conforto e tranquilidade em rampas.
 
O Fox Highline quando equipado com o ESC traz uma inovação no sistema de freios,  o HBA, ou BAS (Brake Assist System ou Sistema de assistência à frenagem). O módulo do ABS e do ESC reconhece, por meio da velocidade e força de acionamento do pedal de freio, que se trata de uma condição de frenagem de emergência. Nesse momento, o sistema aumenta a pressão no circuito hidráulico e a força de atuação das pinças de freio, buscando a condição ideal de funcionamento do ABS para reduzir o espaço de frenagem.
 
Há, ainda, o ASR (Antriebsschlupfregelung) – Controle de tração. O sistema auxilia o motorista a arrancar ou acelerar o veículo sobre um piso de baixa aderência, graças a uma série de sensores e uma central eletrônica. O sistema atua gerenciando o torque motriz e a frenagem individual da roda que destraciona, auxiliando na aderência dos pneus em qualquer condição de utilização.
 
Novos acessórios com preços competitivos
 
O Novo Fox também tem novidades entre os acessórios.  São 24 novidades desenvolvidas especificamente para o modelo Volkswagen, que passa a contar com 78 opções de equipamentos “extras” à disposição nas concessionárias da marca.
 
“Capas de chave diferenciadas, adesivos inéditos, novos suportes para bicicleta, capas de volante… Há um grande leque de novidades de personalização à disposição do cliente. E mais: cada vez mais a Volkswagen tem trabalhado para tornar o preço de seus acessórios ainda mais competitivos”, afirma o gerente de Produto, Décio Martins.
 
Testados e homologados pela Volkswagen, os acessórios originais da marca têm um ano de garantia. O Novo Fox tem garantia de três anos para o veículo completo.
 
 
* O jornalista viajou a convite da Volkswagen do Brasil
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

 

Flávio Figueredo
São Paulo (SP)*
 
 
 
A Volkswagen reuniu  a imprensa especializada em São Paulo para apresentar as mudanças do Novo Fox. Mais moderno, atraente e sofisticado, modelo chega como o veículo com mais recursos de tecnologia e segurança de seu segmento. O Novo Fox estará disponível nos próximos dias às mais de 630 concessionárias da marca. A novidade recebe a nomenclatura global da Volkswagen para denominar suas versões e estreia o câmbio manual de seis marchas, tornando-se o primeiro veículo feito pela Volkswagen no Brasil a contar com esse recurso.
 
“O Fox foi totalmente desenvolvido no Brasil e inaugurou o segmento de compactos com teto alto. O modelo passou a ser referência em termos de versatilidade, ergonomia, espaço interno, segurança e qualidade. Agora, com novos itens de segurança, conforto e tecnologia, o Novo Fox deverá reforçar ainda mais  a presença da marca no segmento”, afirma o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.
 
A partir de agora são quatro configurações (Trendline, Comfortline, Highline e BlueMotion), quatro motores (dois 1.0l e dois 1.6l MSI) e três opções de transmissão (duas manuais e uma automatizada I-Motion). Ao todo são oito combinações possíveis. O novo Fox traz a maior oferta de versões, motores e transmissões do segmento.
 
\"\"
 
Outro destaque é a chegada do novo motor 1.6l MSI, da família EA211, na linha Fox. O novo motor, que estreou nas linhas 2015 do Gol Rallye e da Saveiro Cross, está disponível para o Novo Fox Highline. Com até 120 cv (etanol), o novo motor 1.6l MSI complementa a gama de versões do Fox, que continua a contar com o renomado motor 1.6l, de até 104 cv (etanol), nas versões Trendline e Comfortline.
 
Além do novo motor 1.6l MSI de 120 cv, o Novo Fox Highline conta ainda com a opção da transmissão automatizada I-Motion com a versão 2 de aplicação do software de gerenciamento eletrônico, que proporciona trocas de marcha ainda mais suaves e precisas.
 
“O Fox sempre foi um modelo inovador. E a linha 2015 do modelo traz, em todas as versões, itens exclusivos no segmento. A relação custo-benefício também está ainda mais interessante, com mais equipamentos de série em todas as versões. A estreia do novo motor 1.6l MSI de 120 cv e da transmissão manual de seis marchas reforça o caráter de esportividade do modelo”, afirma o diretor de Marketing da Volkswagen, Axel Schroeder.
 
Versões
 
Trendline – Excelente relação custo/benefício
 
\"\"
 
Desde a versão de entrada, o Novo Fox traz equipamentos muito valorizados pelos clientes. Uma novidade para a linha 2015 é a direção com assistência elétrica, que, além do excelente conforto, traz como principal vantagem em relação aos sistemas de assistência hidráulica o fato de só demandar energia quando necessário – ou seja, em curvas ou manobras, por exemplo. Isso se traduz em economia de consumo de combustível, quando comparado com um sistema de direção com assistência hidráulica, oferecido no Fox até então.
 
A lista de itens de série do Novo Fox Trendline conta, ainda, com vidros dianteiros com acionamento elétrico, travamento central, coluna de direção ajustável em altura e distância, chave canivete, seis alto-falantes, antena de teto e faróis duplos.
 
Há duas opções de Novo Fox Trendline, que traz sempre o câmbio manual de cinco marchas. Com motor 1.0 TEC (Tecnologia para Economia de Combustível), o Novo Fox desenvolve potência de 76 cv e 10,6 kgfm de torque, quando abastecido com etanol (E100), e 72 cv e 9,7 kgfm, com gasolina (E22). Com o motor 1.6 MSI, o Novo Fox desenvolve potência de 104 cv e 15,6 kgfm de torque, quando abastecido com etanol (E100), e 101 cv e 15,4 kgfm, com gasolina (E22).
 
BlueMotion – Mobilidade sustentável
 
\"\"
 
Oferecido com o novo motor 1.0l de três cilindros, da família EA211, e transmissão manual de cinco marchas, o Novo Fox 1.0l BlueMotion tem como base a lista de equipamentos da versão Trendline, mas com visual externo e interno exclusivos. Esta versão traz modificações mecânicas e estéticas que contribuem para que o modelo atinja expressivos índices de economia de combustível.
 
Em seu quadro de instrumentos o Novo Fox 1.0l BlueMotion traz de série, além do computador de bordo, uma barra gráfica que indica o consumo instantâneo de combustível. O item auxilia o motorista a conduzir de forma mais econômica.
 
Outro dispositivo de auxílio ao motorista para uma condução voltada à economia  é o indicador digital de troca de marchas. O motorista recebe a informação da marcha ideal a ser engatada por meio de um indicador numérico e por setas que o orientam a reduzir ou aumentar a marcha.
 
O Novo Fox BlueMotion tem potência de 75 cv a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv à mesma rotação, com etanol. O torque é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), e ocorre a partir de 3000 rpm e se mantém por longa faixa de rotações.
 
Comfortline – Conteúdo diferenciado
 
\"\"
 
Disponível nas mesmas opções de motores da versão Trendline, o Novo Fox Comfortline, versão intermediária, é o que oferece a maior possibilidade de configurações na linha Fox. Ao todo são três opções de Novo Fox Comfortline: 1.0l com câmbio manual, 1.6l MSI com câmbio manual e 1.6l MSI com transmissão I-Motion, que realiza as trocas de marcha de forma automática.
 
Além dos itens de série dos modelos Trendline, a versão Comfortline já sai de fábrica com sistema de som (RCD 320G), pacote elétrico completo (vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico e regulagem elétrica dos espelhos retrovisores laterais), espelhos retrovisores com luz indicadora de direção integrada e computador de bordo.
 
Entre as novidades na lista de opcionais estão as luzes de conversão estática nos faróis de neblina (“cornering lights”), recurso inédito no segmento do Fox. Disponível já a partir do Novo Fox Comfortline 1.6, esse sistema aciona o farol de neblina, iluminando o trajeto em curvas fechadas e de baixa velocidades.
 
Também na versão Comfortline com motor 1.6l há, ainda, o opcional de controlador de velocidade de cruzeiro. Este equipamento é uma novidade na nova linha Fox.
 
Na oferta de opcionais da versão Comfortline, destaque também para o pacote “Urban”, que torna a versão ainda mais completa englobando os seguintes equipamentos: ar-condicionado, I-System, alarme “keyless” com controle remoto na chave, rodas de liga leve de 15”, sensor de aproximação de obstáculos traseiros e dianteiros, banco traseiro corrediço com 3 apoios de cabeça, sobretapetes em carpete  e volante multifuncional revestido de couro.
 
Highline – Refinado e inovador
 
\"\"
 
Versão topo de linha e que mais traz itens de tecnologia, o Novo Fox Highline chega repleto de inovações, entre elas estão o novo motor 1.6 MSI de 120 cv, da Família EA211, e o inédito câmbio manual de seis marchas, que aproveita ainda mais a eficiência do motor, proporcionando maior economia de combustível e, ao mesmo tempo, uma condução esportiva.
 
Como itens de série, o Fox Highline conta – adicionalmente aos itens da versão Comfortline – com volante multifuncional revestido de couro, ar-condicionado, I-System, banco traseiro corrediço com 3 apoios de cabeça, sensor de aproximação de obstáculo dianteiro e traseiro (exclusividade no segmento), lanternas traseiras escurecidas, ponteira dupla de escape, pedaleira esportiva e rodas de liga leve de 15 polegadas.
 
Além desses itens, a versão topo de linha ganha ainda mais itens cromados. Frisos das grades do para-choque dianteiro, molduras dos faróis de neblina e frisos laterais são cromados na linha 2015, o que confere ao modelo uma aparência diferenciada e mais refinada.
 
Outro recurso inédito na linha Fox é a possibilidade de equipar a versão Highline com o rádio navegador RNS 315, o mesmo que equipa a linha Passat, CC e Tiguan. O RNS315, na verdade, é uma central multimídia, pois conta com tela sensível ao toque de 5,5 polegadas, sistema Bluetooth integrado, receptor AM/FM com RDS, CD Player com MP3 e WMA e entrada auxiliar de áudio. Também possui um slot para SD-cards, que podem reproduzir mapas de navegação ou arquivos de música em formato MP3, por exemplo.
 
Tecnologia e segurança de ponta
 
O Fox Highline traz ainda a opção do sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESC, Electronic Stability Control), importante recurso de segurança. O sistema reconhece um estágio inicial de que uma situação de rodagem crítica esta para acontecer. Compara os comandos do motorista com as reações do veículo a este comando. Se necessário, o sistema reduz o torque do motor, freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade.
 
O ESC traz outros recursos eletrônicos de assistência para o veículo, como o EDS (Elektronische Differenzialsperre) – Bloqueio eletrônico do diferencial. Em situação de baixa tração em uma das rodas motrizes, o bloqueio eletrônico do diferencial aciona o freio da roda com menor tração, transferindo o torque para a roda com maior tração, proporcionando assim melhor eficiência à saída do veículo. Esse sistema de “tração inteligente” funciona de forma automática, sem necessidade de o motorista acionar um botão no painel. Além disso, o sistema atua em curvas e em velocidade de até 80 km/h.
 
Há ainda o HHC (Hill Hold Control) ou controle de assistência de partida em rampa. Em aclives acima de 5%, o sistema mantém o veículo freado por até 2 segundos, após o motorista aliviar o pedal do freio. Os freios são liberados progressivamente durante a aceleração, permitindo a partida do veículo com mais conforto e tranquilidade em rampas.
 
O Fox Highline quando equipado com o ESC traz uma inovação no sistema de freios,  o HBA, ou BAS (Brake Assist System ou Sistema de assistência à frenagem). O módulo do ABS e do ESC reconhece, por meio da velocidade e força de acionamento do pedal de freio, que se trata de uma condição de frenagem de emergência. Nesse momento, o sistema aumenta a pressão no circuito hidráulico e a força de atuação das pinças de freio, buscando a condição ideal de funcionamento do ABS para reduzir o espaço de frenagem.
 
Há, ainda, o ASR (Antriebsschlupfregelung) – Controle de tração. O sistema auxilia o motorista a arrancar ou acelerar o veículo sobre um piso de baixa aderência, graças a uma série de sensores e uma central eletrônica. O sistema atua gerenciando o torque motriz e a frenagem individual da roda que destraciona, auxiliando na aderência dos pneus em qualquer condição de utilização.
 
Novos acessórios com preços competitivos
 
O Novo Fox também tem novidades entre os acessórios.  São 24 novidades desenvolvidas especificamente para o modelo Volkswagen, que passa a contar com 78 opções de equipamentos “extras” à disposição nas concessionárias da marca.
 
“Capas de chave diferenciadas, adesivos inéditos, novos suportes para bicicleta, capas de volante… Há um grande leque de novidades de personalização à disposição do cliente. E mais: cada vez mais a Volkswagen tem trabalhado para tornar o preço de seus acessórios ainda mais competitivos”, afirma o gerente de Produto, Décio Martins.
 
Testados e homologados pela Volkswagen, os acessórios originais da marca têm um ano de garantia. O Novo Fox tem garantia de três anos para o veículo completo.
 
 
* O jornalista viajou a convite da Volkswagen do Brasil
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Dia Nacional do Trânsito: a importância da revisão de segurança

Especialista cita e explica itens que devem ser checados no carro Levando em consideração …