Home Notícias Volkswagen recebe certificação internacional por eficiência no uso da energia

Volkswagen recebe certificação internacional por eficiência no uso da energia

Comentários desativados em Volkswagen recebe certificação internacional por eficiência no uso da energia

Fábrica Anchieta conquista a certificação inédita ISO 50001 de seu Sistema de Gestão de Energia, que ajuda a melhorar a eficiência do uso de energias.

A fábrica Anchieta da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP), está cada vez mais eficiente no uso de energias (elétrica/gás natural/diesel)! Prova isso é que a unidade acaba de conquistar a certificação inédita ISO 50001:2011 de seu SGE (Sistema de Gestão de Energia), que visa a melhoria contínua do desempenho energético, contribuindo para a redução do consumo de energia e das emissões de carbono.

A certificação da Anchieta de acordo com a norma internacional ISO 50001 comprova que a fábrica já tem um padrão eficaz do ponto de vista energético. E, ao mesmo tempo, permite que a unidade torne seus processos cada vez mais eficientes em relação ao uso da energia. A Anchieta – onde são produzidos os modelos Novo Polo, Virtus e Saveiro – é a 1ª fábrica da VW na América do Sul a receber essa certificação. A conquista ocorreu junto com a auditoria que aprovou a manutenção da ISO 14001:2015, do Sistema de Gestão Ambiental da Anchieta.

“Na Volkswagen do Brasil, a eficiência energética é mais do que uma preocupação ambiental, é também uma estratégia de negócio. Trabalhamos para tornar nossos processos cada vez mais sustentáveis, além de tecnológicos, inovadores e seguros. E a conquista da ISO 50001 demonstra o compromisso da VW com o meio ambiente, ao usar energias de forma eficaz”, afirmou o Vice-Presidente de Operações da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul, António Pires.

O trabalho para a conquista da ISO 50001 envolveu a criação da área de Meio Ambiente e Eficiência Energética e o fortalecimento da CICE (Comissão Interna de Conservação de Energia, com representantes de todas as áreas).
“Nos orgulhamos de ter a operação da fábrica Anchieta dentro dos padrões internacionais de gestão de energias, além de alinhada à Política Ambiental e de Energia do Grupo Volkswagen. E as áreas de manutenção têm destaque no consumo eficaz”, disse o Plant Manager da fábrica Anchieta, Mário Rodrigues.

“O desenvolvimento de processos cada vez mais eficientes do ponto de vista de energia é uma ação concreta da VW do Brasil. Tanto que os novos projetos já trazem a eficiência energética em sua base”, afirma o gerente de Engenharia de Manufatura da Volkswagen do Brasil, Rafael Pestana. A auditoria será realizada em todas as fábricas da VW do Brasil.

Vantagens com a implementação da ISO 50001
• Comprova que a empresa tem um padrão eficiente no uso de energias.
• Contribui de forma sistemática com a redução do consumo de energia e das emissões de carbono.
• Ajuda a empresa a ter processos cada vez mais eficazes do ponto de vista energético.
• Possibilita uma visão clara do status atual de uso e consumo de energia, tendo como base os objetivos energéticos da companhia.
• Define e prioriza a implementação de novas tecnologias e medidas energeticamente mais eficientes.
• Fornece uma estrutura para promover a eficiência energética em toda cadeia de Suprimentos.
• Define metodologia para comparar, medir, documentar e comunicar o uso da energia.
• Otimiza a utilização dos equipamentos que consomem energia, identificando oportunidades para reduzir custos de manutenção ou expandir a capacidade.
• Demonstra aos stakeholders (públicos de relacionamento) o compromisso para cumprir as melhores práticas de proteção ao Meio Ambiente.

Economia de Energia na Volkswagen do Brasil
• 448 novas ações de economia de energia foram implementadas na Volkswagen do Brasil desde 2012.
• 95.928 MWh é a economia por ano com essas ações. Equivalente ao consumo anual de cerca de 50 mil casas!
• Em 2018, a Volkswagen do Brasil reduziu em 10,4% o consumo de energia por veículo produzido, comparando com 2017.

Confira algumas ações da fábrica Anchieta para economizar energia
• Novos robôs da área de Armação (onde é montada a carroceria) têm nova tecnologia que consome 30% a menos de energia do que o processo anterior.
• Elevadores geram energia: em áreas produtivas, como a Armação, elevadores “transportam” a carroceria. Quando o elevador sobe, usa energia elétrica. Quando desce, o sistema transforma a energia mecânica em elétrica, a qual é lançada na rede da fábrica para uso em outros processos.
• Rodagem produz energia: antes de sair da Montagem Final, os veículos passam pelo teste de rodagem, onde são acelerados sobre rolos. Esses rolos têm um eixo ligado a um motor, que converte a energia mecânica em elétrica, a qual é devolvida à rede da fábrica para uso em outros processos.
• Substituir sistemas de gerenciamento do consumo de energia por controles digitais.
• Priorizar a manutenção de elementos que compõem as instalações elétricas.
• Substituir motores tradicionais pelos de alto rendimento.
• Instalar inversores de frequência para controlar velocidade e potência consumida por equipamentos.
• Aproveitar luz natural e usar sensor de presença.
• Instalar medidores de energia para monitorar o consumo de cada área.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Peugeot e-208 GT abre caminho para a ofensiva de eletrificação da marca no país

Marca dá início à comercialização do e-208 GT no mercado nacional, seu hatch esportivo 100…