A Volkswagen Saveiro foi eleita a “Picape do Ano” no prêmio Top Car TV 2014 (que reúne os principais programas de televisão e sites com conteúdo televisivo especializados em automóveis no Brasil). O evento de premiação ocorreu ontem (3), em São Paulo.
 
“Esse prêmio é mais um importante reconhecimento para a Saveiro, que recentemente ganhou a opção de carroceria Cabine Dupla, além de inovações e recursos inéditos de tecnologia em seu segmento”, afirma o gerente executivo de Engenharia Elétrica, Chassi e Protótipo, Kai Hohmann, que recebeu o prêmio em nome da Volkswagen. “A Saveiro une inovação, robustez, conforto e dirigibilidade como nenhum competidor. É a picape compacta com mais recursos de segurança em seu segmento”, completou.
 
Lançado em 2002, o Prêmio Top Car TV é escolhido por um júri composto por jornalistas especializados no setor automobilístico responsáveis por programas sobre automóveis nas  emissoras  de televisão e jornalistas que editam sites especializados e também divulgam reportagens em vídeo.
 
Linha completa
 
A Volkswagen Saveiro é fabricada em São Bernardo do Campo (SP) e conta com sete configurações, entre cabine simples, cabine estendida e cabine dupla, com motorização 1.6l MSI com potência de 104 cv e 120 cv (etanol). Picape compacta com mais recursos de segurança no mercado nacional, a Saveiro é oferecida nas versões Startline (cabine simples), Trendline (cabines simples, estendida ou dupla), Highline (cabine dupla) e Cross (cabines estendida ou dupla).
 
A versão Cross está equipada com o novo motor 1.6l MSI, da família EA211, de até 120 cv. O restante da linha traz o consagrado motor 1.6 MSI, de até 104 cv. Combinado a ambos os motores está o câmbio manual de cinco marchas MQ200-5F, reconhecido por sua precisão de funcionamento.
 
\"\"
 
O utilitário Volkswagen oferece o melhor sistema de freios entre as picapes compactas, contando com freios a disco nas quatro rodas com 280 mm de diâmetro na dianteira e 232 mm de diâmetro na traseira. Além de ser eficiente, esse sistema confere mais conforto ao motorista, uma vez que os novos freios demandam 60% menos força para realizar a mesma desaceleração.
 
Outra inovação do utilitário são os freios ABS com função off-road, disponível para a versão Cross. Esse recurso reforça os freios em estradas não pavimentadas. Ativado pelo botão off-road no painel, o software de controle do ABS e do ESC provoca um curto travamento da roda, criando uma “pequena cunha”, com o material do piso, à frente do pneu, o que ajuda a reduzir o espaço de frenagem nessas condições de piso “solto”.
 
Destaque também para o controle de estabilidade (ESC), oferecido na versão Cross. Esse recurso reconhece um estágio inicial de que uma situação de rodagem crítica está para acontecer. Compara os comandos do motorista com as reações do veículo a esse comando. Se necessário, o sistema reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade.
 
Há, ainda, o ASR (Antriebsschlupfregelung) – Controle de tração – e o EDS (Elektronische Differenzialsperre) – Bloqueio eletrônico do diferencial. O ASR auxilia o motorista a arrancar ou acelerar o veículo sobre um piso de baixa aderência, graças a uma série de sensores e uma central eletrônica. O sistema atua gerenciando o torque motriz e a frenagem individual da roda que destraciona, auxiliando na aderência dos pneus em qualquer condição de utilização.
Já o bloqueio eletrônico do diferencial, em trilhas ou em situação de baixa tração em uma das rodas motrizes, aciona o freio da roda com menor tração, transferindo o torque para a roda com maior tração, proporcionando assim melhor eficiência à saída do veículo. Esse sistema de “tração inteligente” funciona de forma automática, sem necessidade de o motorista acionar um botão no painel. Além disso, o sistema atua em curvas e em velocidade de até 80 km/h.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Porsche atinge recorde de veículos entregues em um mesmo ano no Brasil

A Porsche entregou 2.130 automóveis no mercado brasileiro nos primeiros nove meses de 2020…