O Volkswagen up! TSI foi eleito o “Melhor Carro Compacto” no prêmio “Car Awards Brasil 2016”, promovido pela Revista Car Magazine. O modelo foi escolhido pelos jornalistas da revista e pelo voto popular, feito pela internet. De um total de 71.892 votos, o up! TS obteve 40% da preferência o público.
O CAR Awards é realizado anualmente e se baseia em três critérios: lançamento efetivo no ano de 2015, mas como modelo 2016; representatividade no mercado e avaliação da equipe da revista Car Magazine. Porém, são os votos do público que definem o vencedor.
No início do mês, o novo motor 1.0 TSI Total Flex foi eleito o “Motor do Ano 2016” na 49ª edição da premiação Carro do Ano, promovida pela Revista AutoEsporte, da Editora Globo. A premiação consagra a revolução iniciada pela Volkswagen no mercado brasileiro no que diz respeito a motores, com a combinação perfeita de alta eficiência energética com desempenho e prazer ao dirigir.
O júri, composto por 16 jornalistas especializados e engenheiros convidados pela revista, escolheu o novo 1.0 TSI Total Flex o melhor entre os motores de até 2.000 cm³ de cilindrada.
Economia e desempenho sem precedentes
O up! TSI foi lançado em julho deste ano exclusivamente com a carroceria de quatro portas, nas versões move up!, high up!, black up!, red up!, white up! e cross up!. A importância da chegada desse motor é tão grande para a Volkswagen que para celebrá-la o up! recebeu uma nova versão especial e exclusiva: o speed up!.
A novidade traz todas as características que tornaram o up! um marco na indústria nacional em termos de segurança e inovação, agora aliadas ao novo motor 1.0 TSI Total Flex – trata-se do primeiro motor com injeção direta, turbocompressor e flexível produzido no Brasil. Esse motor reforça a identidade da Volkswagen como empresa líder em inovação.
Com três cilindros e 999 cm³ de cilindrada, o motor TSI é Total Flex, capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Sua potência máxima é de 101 cv (74 kW) a 5.000 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 105 cv (77 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de excelentes 16,8 m.kgf, com gasolina ou etanol, disponíveis já a partir de apenas 1.500 rpm. O valor é próximo do entregue por motores maiores.
Combinado ao baixo peso do up!, o motor TSI colabora para que o modelo tenha eficiência energética sem precedentes, consagrando-se como o mais econômico entre todos os equipados com motor flexível avaliados no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO, obtendo a classificação “A”, com a excelente marca de 1,44 MJ/km, conforme a Portaria INMETRO nº 10/2012.
A eficiência energética do up! TSI está acima inclusive da obtida por modelos sem ar-condicionado e direção com assistência. O up! TSI leva apenas 9,1 segundos de 0 a 100 km/h e atinge 184 km/h de velocidade máxima, ambos com etanol (E100). Com gasolina (E22) no tanque, o up! TSI acelera de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos, com velocidade máxima de 182 km/h.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Aventureiro fica preso no Chile com seu Ford Ka no meio da pandemia

No quarto episódio da minissérie Ka Estou Viajando pela América do Sul, Gustavo Blume é ob…