Home Notícias CEO da Toyota participa de palestra sobre TPS no Hospital Santa Cruz

CEO da Toyota participa de palestra sobre TPS no Hospital Santa Cruz

Comentários desativados em CEO da Toyota participa de palestra sobre TPS no Hospital Santa Cruz
Fruto da parceria entre a Toyota do Brasil e o Hospital Santa Cruz, a palestra “Como o Sistema Toyota de Produção – TPS – contribui para a melhoria contínua na área de saúde” aconteceu na última quinta-feira, dia 25 de maio. Na ocasião, Steve St. Angelo, CEO da Toyota para a América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil e Argentina, palestrou para médicos e profissionais da área da saúde, dando um abrangente panorama a respeito do TPS em geral e sobre os benefícios já obtidos no pronto atendimento do hospital após a implementação do sistema.
A iniciativa de aplicar um sistema com o objetivo final de atender às necessidades dos pacientes dentro do menor prazo possível, com o menor custo e o alcance da mais alta qualidade era mais um passo do Hospital Santa Cruz em busca de sua excelência. E em setembro de 2015 iniciava-se a implementação do Sistema Toyota de Produção no Santa Cruz, primeiro e único hospital do Brasil a contar com a metodologia.
Com uma equipe de especialistas da montadora e colaboradores do HSC, a área de pronto atendimento foi o ponto de partida para observação e análise. Do tempo de espera à qualidade de atendimento e forma como os pacientes se deslocavam pelo local, pôde-se planejar a primeira economia de tempo e recursos. E os resultados foram animadores.
Resultados
As intervenções realizadas pela equipe de TPS da Toyota reduziram em 22% o tempo que um enfermeiro leva para montar o kit de medicamentos dado aos pacientes. A espera por atendimento foi reduzida em pelo menos 30 minutos. O profissional passou a iniciar a medicação mais rápido e ganhou 11 minutos por turno com essa agilidade. Já o deslocamento do paciente foi reduzido em 80 metros.
“Fui um estudante do TPS por 30 anos e sempre acreditei que ele poderia ser utilizado em diversas instituições e empresas. Sua maior contribuição está no engajamento e desenvolvimento das pessoas. Parabéns à equipe do Hospital Santa Cruz por assumir um projeto como esse, por estar aberta a novas ideias para melhorar seus processos e sua empresa e, o mais importante, melhorar a satisfação dos clientes”, afirma Steve St.Angelo.
Sobre o TPS
Desenvolvido no pós-Segunda Guerra Mundial por Taiichi Ohno, chefe de produção da Toyota na época, o TPS começou a ser empregado nas décadas de 60 e 70, sempre operando sob dois pilares: o Just-In-Time, ou seja, produzir e transportar aquilo que é necessário, no tempo necessário e na quantidade necessária; e o Jidoka, conceito que propõe 100% de qualidade de produção sem permitir que um defeito ou falha siga sem ser identificado.
Case de sucesso em entidades dos Estados Unidos e Canadá, o TPS foi responsável por otimizar os atendimentos hospitalares da cidade de New Orleans após a passagem do furacão Katrina, além de ter sido empregado até mesmo para a reconstrução de áreas destruídas.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Equipe Mercedes-EQ de Fórmula E enfrenta os desafios do primeiro E-Prix de Puebla

Equipe Mercedes-EQ segue líder no campeonato de construtores A equipe Mercedes-EQ de Fórmu…