Algumas situações são constrangedoras e ás vezes perigosas, como é o caso de uma saída com um veículo em uma rampa. O carro pode descer e colidir com o de trás, ou pode “morrer”, fazendo com que o motor se apague.
Mas essa dificuldade pode ser solucionada com um novo sistema, o chamado assistente de partida em rampa (HLA – Hill Launch Assist). Ele mantem o veículo freado em caso de subida ou descida, evitando a utilização do freio de mão, e sem exigir habilidades de piloto para sair sem o veículo ir para trás.
Como funciona

O sistema de partida em rampa utiliza a informação dos sensores das rodas e sensores no veículo que detectam quando o carro está parado e se ele está em um local inclinado que possa fazê-lo andar – nesse caso o recurso é ativado automaticamente.
O sistema funciona do mesmo modo também em marcha à ré, em caso de manobras em rampas.
Vale lembrar que este sistema não exclui a cautela do motorista, sendo sempre importante que ele fique atento a todos os movimentos do veículo. Isso porque, depois de três segundos, o sistema é desativado, havendo a necessidade de pisar no acelerador antes que isso ocorra. Se o motorista pisar no freio instantes depois, e o veículo ainda estiver inclinado, o sistema volta a “segurar” o carro por mais três segundos.
Fonte: CESVI Brasil